RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura amplia serviços oferecidos nos ecopontos da cidade; Saiba o que muda

População poderá descartar até 2 m³ por pessoa e novos tipos de resíduos, como lâmpadas e gesso, a partir de 2 de fevereiro

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, amplia a partir da próxima segunda-feira (02) os serviços oferecidos nos oito ecopontos da cidade.

As mudanças incluem o aumento do limite de descarte por pessoa, que passa de 1 m³ para 2 m³, e a inclusão de novos tipos de resíduos, como lâmpadas e gesso, além dos materiais já recebidos atualmente.

A ampliação reforça os ecopontos como uma política pública estruturante da gestão de resíduos sólidos no município, oferecendo à população uma alternativa regular, gratuita e ambientalmente correta para o descarte de materiais que não são recolhidos pela coleta domiciliar.

 

De acordo com a secretária de Infraestrutura e Zeladoria, Juliana Ogawa, a ampliação atende a demandas antigas da população e de setores específicos. “O gesso é uma solicitação da construção civil há muito tempo, por isso foi incluído na lista. Já as lâmpadas, principalmente as fluorescentes, não podem ser descartadas no lixo comum. Firmamos um acordo de logística reversa para garantir o descarte correto desse material”, explica.

 

Os ecopontos funcionam todos os dias, das 7h às 19h, e recebem resíduos como papel, papelão, plásticos, metais, vidro, resíduos da construção civil, restos de arborização, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pilhas, pneus, óleo vegetal e, agora, também lâmpadas e gesso.

 

Além dos ecopontos, Ribeirão Preto conta com 100% de cobertura de coleta domiciliar porta a porta em todos os bairros e com o serviço de coleta seletiva. Mesmo com essa estrutura, o descarte irregular de resíduos ainda é um dos principais desafios urbanos do município. A prática é considerada crime ambiental, gera transtornos à população e provoca impactos diretos ao meio ambiente e à saúde pública. “Temos coleta porta a porta, coleta seletiva e agora ampliamos os serviços dos ecopontos. Não existe razão para o descarte irregular”, completa a secretária.

 

A Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria também mantém mutirões de limpeza e ações educativas permanentes em todas as regiões da cidade. Somente em 2025, essas iniciativas resultaram na retirada de aproximadamente 350 mil toneladas de resíduos.

 

A lista de materiais recebidos e o mapa com a localização de cada ecoponto da cidade está disponível no link.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS