RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Plano Cicloviário entra em fase final com avaliação da Sec. de Planejamento; Especialista comenta

O Plano Cicloviário entra agora em fase final de elaboração e será submetido à avaliação técnica da Secretaria de Planejamento antes do início das implantações

Ciclovia da avenida Maurílio Biagi | Foto: Reprodução TH+TV

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, concluiu nesta semana as audiências públicas que integram a elaboração do primeiro Plano Cicloviário do município. As últimas sessões, realizadas nos dias 13 e 14 de outubro, tiveram como foco discutir soluções e receber contribuições da população para a construção de um sistema de mobilidade urbana mais sustentável e integrado.

Atualmente, o município conta com cerca de 80 quilômetros de ciclovias distribuídas por todas as regiões, porém de forma descontinuada. Com o novo plano, a meta da Prefeitura é ampliar e integrar essas vias, alcançando aproximadamente 500 quilômetros até 2040. O documento estabelece diretrizes para ações de curto, médio e longo prazo, visando a expansão ordenada e contínua da infraestrutura cicloviária.

A implantação de ciclovias e ciclofaixas é um dos pilares do chamado Transporte Ativo — modos de deslocamento movidos à propulsão humana —, considerado fundamental para fomentar uma mobilidade sustentável nas cidades. O investimento nesse tipo de infraestrutura representa uma alternativa limpa, de baixo custo e com benefícios diretos à saúde, ao bem-estar e ao meio ambiente.

Com a conclusão das audiências públicas, o Plano Cicloviário entra agora em fase final de elaboração e será submetido à avaliação técnica da Secretaria de Planejamento antes do início das implantações.

O assunto foi discutido com Anderson Manzoli, que é graduado em Engenharia Civil pela UFSCar, Metrado e Doutorado na EESC – USP São Carlos, Pós Doutorando na UFSCar no PPGEU (Engenharia Urbana), Perito, Assistente Técnico, professor, tutor, conteudista e Coordenador de curso de Engenharias na Estácio.

Assista a entrevista na íntegra:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS