Prefeitura de Altinópolis diz que aguarda apuração para tomar medidas cabíveis

Resgate de vítimas soterradas na gruta Duas Bocas Foto: Rede social

A Prefeitura de Altinópolis soltou uma nota na manhã de hoje (03) referente ao acidente na “Gruta Duas Bocas”. De acordo com a nota, o treinamento para bombeiros era de responsabilidade da empresa Real Life.

No texto o município explica que a empresa responsável é de Ribeirão Preto, portanto, não possui nenhum cadastro na cidade onde acontecia o treinamento. Além de ressaltar que a Coordenadoria de Defesa Civil do Município não recebeu nenhum tipo de aviso prévio por parte da empresa.

A Prefeitura segue aguardando a apuração dos fatos para depois tomar as medidas cabíveis. Não existem outras ocorrências em nome da empresa Real Life, o empresário Sebastião Abreu, não chegou a ser intimado, pois o depoimento foi marcado diretamente com o delegado.

Segundo o advogado do indiciado ele irá depor na Polícia Civil na manhã da próxima sexta-feira.

A empresa Real Life também fez um pronunciamento oficial sobre a tragédia nesta segunda-feira (01). Em nota a empresa esclarece que foi feita uma análise da gruta três dias antes do treinamento e no início do treinamento não havia chuva. 

Ainda segundo a empresa, após algumas horas de treinamento a chuva forte começou e os responsáveis pelo treinamento decidiram suspender os exercícios. 

A tragédia

No início da madrugada deste domingo (31) doze bombeiros civis foram soterrados em uma gruta na cidade de Altinópolis. Segundo a divulgação do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, vinte e seis bombeiros civis estavam no interior da Gruta das Duas Bocas no momento que o teto desmoronou e soterrou pelo menos doze pessoas.

As vítimas participavam de curso na estrutura de formação geológica. Equipes de resgate da região foram deslocadas para atendimento de urgência e enfrentaram transtornos na comunicação e de traslado, em decorrência das condições enlameadas do solo, atingido por chuvas intermitentes.

Confira as notas da Prefeitura de Altinópolis e da empresa Real Life na íntegra:

Prefeitura de Altinópolis

O treinamento para bombeiros civis que culminou na tragédia ocorrida na “Gruta Duas Bocas”, localizada da Fazenda Racho 65, neste Municipio, era de responsabilidade da empresa Real Life, sediada na cidade de Ribeirão Preto.

Por possuir sede no Municipio de Ribeirão Preto é junto àquela municipalidade que sua situação cadastral precisa estar regular, não existindo cadastro em seu nome no Município de Altinópolis.

O Municipio não tinha conhecimento da realização do treinamento, afinal o mesmo estava sendo realizado em propriedade particular e não caberia a emissão de permissão por parte do ente público, contudo, por se tratar de atividade realizada em local cujas características poderiam oferecer riscos aos participantes (uma gruta de dificil acesso em meio a um matagal), a Coordenadoria de Defesa Civil do Município deveria ter sido previamente comunicada para a realização de avaliação de riscos.

Não chegou ao conhecimento da Prefeitura Municipal outras ocorrências relacionadas a empresa Real Life e seguimos aguardando a apuração dos fatos para adoção de eventuais medidas que entendermos pertinentes.

Real Life Treinamentos

A Escola REAL LIFE TREINAMENTOS informa que foi realizada no dia 26/10/2021 a análise de risco na gruta, local onde foi realizado o treinamento ocorreu o

desmoronamento.

Na data dos fatos, ou seja, sábado dia 30/10/2021, por volta das 17:00 horas os bombeiros civis e os instrutores chegaram até a gruta, momento em que não havia chuva. Assim, foi realizada nova análise de risco para entrar na gruta.

Cumpre informar que o treinamento não era realizado dentro da gruta totalmente. O treinamento era feito cerca de um metro para dentro da mesma para praticar imobilização de vítimas e busca e salvamento em mata, aonde aprende as técnicas ( GPS,BÚSSULA, MAPA,DESLOCAMENTO EM MATA FECHADA,PLANEJAMENTO,ORGANIZAÇÃO,OPERAÇÕES PARA BUSCA E SALVAMENTO

DE PESSOAS PERDIDAS FERIDAS EM MATA FECHADA,OCORRENCIAS COM ANIMAIS

PEÇONHENTOS E NOÇÕES DE SOBREVIVENCIA).

No fatídico dia, por volta das 20:00h começou a chover muito forte, momento no qual os instrutores decidiram por cancelar o treinamento, pois era necessário esperar a chuva passar para poder subir com os equipamentos. Assim, decidiram descansar. Por volta das 00:40h a gruta cedeu em cima dos bombeiros.

A empresa ficou sabendo do ocorrido por volta das 01:40h da madrugada do dia

31/10/2021,através de um sobrevivente Rafael Sordi que é instrutor de Ribeirão Preto momento no qual a empresa REAL LIFE TREINAMENTOS ,prestou toda a assistência junto ao auxílio das vítimas e familiares. A empresa está realizando sindicância interna para apurar eventuais erros e se coloca a

disposição da família e dos órgãos responsáveis para ajudar a elucidar o ocorrido, bem

como está prestando o auxílio aos familiares dos envolvidos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS