A prefeitura de Cássia, município localizado no interior de Minas Gerais, pertencente à microrregião de Passos, antecipou, nesta quinta-feira (19), o dia do funcionalismo para dar folga prolongada aos funcionários da cidade.
O decreto N° 139/2023, de autoria do prefeito Rômulo Carvalho Pinto, foi anunciado nas redes sociais da própria administração pública mineira. Como justificativa, indica-se a solicitação por parte do Sindicato dos Servidores Municipais da Prefeitura de Cássia (SEMPRE), o que foi negado por parte da Associação, em contato exclusivo realizado pelo jornalismo do Grupo Thathi.
“Fica transferido o feriado de 28 de outubro, alusivo ao Dia do Funcionário Público, para o dia 27 de outubro de 2023 e declarado ponto facultativo nas Repartições Públicas do Município de Cássia/MG, no dia 03 de novembro de 2023”, aponta o primeiro artigo do decreto municipal.
Ainda nos autos do documento, assinado em 16 de outubro, fica determinada a execução dos disposto das atividades e serviços essenciais e aqueles que por sua natureza não permitam paralisação.
Em relação às instituições privadas, “ficará a cargo do setor privado a decisão quanto à abertura ou fechamento dos estabelecimentos e folga dos colaboradores”, afirma o decreto.
Outro lado
O jornalismo do THMais entrou em contato com a prefeitura municipal de Cássia para maiores esclarecimentos, o que não foi respondido até o fechamento do texto. Caso a administração se manifeste a respeito do caso, o texto será atualizado.