RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura de Ribeirão Preto dialoga com ONGs para buscar soluções para a causa animal

Encontro reuniu representantes de 22 organizações de Ribeirão Preto

Foto: Fernando Gonzaga

A causa animal tem sido um dos pilares prioritários da administração municipal, que tem buscado constantemente o diálogo com a sociedade para identificar os principais desafios e as melhores soluções.

Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto promoveu, nesta sexta-feira (07), uma reunião com representantes de 22 Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores independentes atuantes na cidade. O encontro teve como objetivo ouvir as necessidades dessas entidades e construir um planejamento eficiente para o setor.

“Estamos dialogando com quem realmente conhece os problemas, pois nosso objetivo é planejar ações que tragam resultados concretos. Precisamos corrigir falhas e garantir a assistência adequada aos animais. Queremos e vamos fazer isso. Vamos continuar buscando novos investimentos para implementar ações ainda este ano”, afirmou o prefeito Ricardo Silva.

Entre os principais pontos abordados pelas ONGs, destacaram-se a castração de cães e gatos, que ainda é insuficiente, e a necessidade de uma atuação mais intensiva por parte do poder público.

“Já estamos trabalhando nas questões mais urgentes levantadas hoje, como a castração e a assistência municipal. Estamos estruturando o processo licitatório para a aquisição do castramóvel, e a atuação do governo será intensificada, especialmente por meio dos atendimentos na Clínica Veterinária Meu Pet, que deverá ser entregue ao município no segundo semestre deste ano”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Claudio Almeida.

Atualmente, a Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA) realiza, em média, 4 mil castrações por ano, mas a previsão da Prefeitura é expandir esse número, com a meta de realizar 7.710 castrações utilizando o castramóvel, que ainda será licitado.

Além disso, a administração municipal planeja realizar um censo para identificar a quantidade de cães e gatos domiciliados, comunitários e não-domiciliados. Esse levantamento será fundamental para estruturar um plano mais eficiente de assistência aos animais.

Outra medida que já está em fase de planejamento é a realização de campanhas de conscientização sobre cuidados e bem-estar animal, com o objetivo de combater o abandono, maus-tratos e outras situações que colocam a vida dos animais em risco.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS