Foi inaugurada nesta quinta-feira (17) a nova ala do ambulatório de especialidades do Centro de Referência da Saúde da Mulher (MATER), em Ribeirão Preto. A ampliação representa um avanço no cuidado às mulheres usuárias do SUS, garantindo mais estrutura, conforto e resolutividade no atendimento especializado.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Ricardo Silva (PSD) e do secretário municipal de Saúde, Maurício Godinho, que visitaram as novas instalações e destacaram o impacto positivo da entrega para a saúde pública.
“Hoje é um dia histórico para Ribeirão. Estamos ampliando o acesso e valorizando a vida das mulheres com mais dignidade, acolhimento e excelência”, afirmou o prefeito Silva.
Com a ampliação, o espaço passa a oferecer 15 consultórios médicos, 4 salas para exames de ultrassonografia, salas para curativo, coleta, enfermagem, discussão de casos e fisioterapia, exames especializados como mamografia, urodinâmica e cardiotocografia; área para SAMI (Serviço de Atenção Materna Intensiva), NIR (Núcleo Interno de Regulação) e SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), anfiteatro com capacidade para 63 lugares; além de copa, fraldário, salas de espera, arsenal e área de descanso para os profissionais.
A nova ala tem como objetivo principal proporcionar um atendimento mais completo, humanizado e com menor tempo de espera. Para as mulheres da rede pública, isso significa diagnósticos mais rápidos, acompanhamento contínuo e acesso a exames antes restritos a outras unidades da cidade.
O secretário Maurício Godinho ressaltou que a expansão do MATER é fruto de um esforço conjunto. “Esse é um momento de celebração da gestão pública eficiente. Esta estrutura que vai beneficiar milhares de mulheres de Ribeirão e toda a região, fortalecendo a atenção especializada no SUS”, declarou.
A obra foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a FAEPA (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP), a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto — responsável pela doação da área à Fazenda Pública do Estado — e por meio da destinação de verbas parlamentares do deputado estadual Rafael Silva e do então deputado federal Ricardo Silva.



