A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta semana, dia 4 de agosto, os serviços de manutenção preventiva na barragem do Delboux, localizada na região Oeste da cidade. A ação integra o planejamento da gestão municipal para preparar a cidade para o período chuvoso e evitar pontos de alagamento.
Os trabalhos envolvem a dragagem — retirada de sedimentos como lama, lodo e areia — no leito do córrego Ribeirão Preto e na área de reservação da barragem.
“A manutenção foi iniciada no leito do córrego Ribeirão, na Avenida João Fiúsa, e seguiremos por toda a extensão da barragem. Além da dragagem, também faremos uma pequena manutenção estrutural. Este é o período ideal para a realização do serviço, pois é mais seco e sem chuvas, o que garante mais segurança, agilidade e qualidade na execução”, explicou o diretor de Manutenções da Secretaria de Infraestrutura, Arlindo Siccieri Filho.
As barragens desempenham papel fundamental na contenção das águas pluviais e no controle do nível dos córregos urbanos, contribuindo para a redução de alagamentos em diferentes regiões da cidade. Ribeirão Preto conta atualmente com três barragens: Santa Teresa e Delboux, no córrego Ribeirão Preto, e Bonfim Paulista, no córrego Bonfim.
“Para a zeladoria urbana, o período de estiagem é extremamente produtivo para a execução de serviços que preparam a cidade para as chuvas. Ribeirão tem registrado precipitações mais intensas, com maior volume de água, e precisamos garantir estruturas capazes de minimizar os impactos e assegurar a mobilidade da população”, destacou a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa.
As manutenções nas barragens são programadas ao longo de todo o ano. As estruturas de Bonfim Paulista e Santa Teresa já passaram por dragagens, e esta última, por ser a maior, receberá uma nova limpeza no final do ano. Os serviços na barragem do Delboux devem ser concluídos até outubro, conforme cronograma da Secretaria.



