RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura instala armadilhas contra a dengue em depósitos e ferros-velhos

Ao todo, serão instaladas 800 armadilhas em 224 pontos dos distritos sul, oeste e norte da cidade

As armadilhas são desenvolvidas pela Fiocruz Amazônia | Foto: Guilherme Sircili

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a segunda fase da implantação das Estações Disseminadoras de Larvicidas, as armadilhas contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus. Desta vez, os agentes do DVAS (Departamento de Vigilância em Saúde) miram locais como depósitos de sucatas e ferros-velhos, que acumulam grande potencial de criadouros.

Ao todo, serão instaladas 800 armadilhas em 224 pontos dos distritos sul, oeste e norte da cidade. “Sabemos que estes locais acabam reunindo grande quantidade de materiais que podem acumular água. Por isso, estamos levando as armadilhas para esses espaços”, afirmou Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do DVAS.

De acordo com Luzia, somada a outras ações de prevenção, essa estratégia é essencial para que a cidade esteja preparada para o próximo período de chuvas, quando o risco de criadouros aumenta significativamente.

Na primeira etapa, iniciada em maio, 830 armadilhas foram instaladas em casas e comércios de bairros da zona leste, entre eles Vila Virgínia, Parque Ribeirão, Vila Guiomar e Jardim Piratininga.

Atualmente, esses dispositivos estão passando pela terceira manutenção. O DVAS identificou que os mosquitos têm acessado as armadilhas, já que são encontradas larvas em seu interior. Porém, essas larvas não se desenvolvem. O material coletado é levado ao laboratório do DVAS, onde passa por acompanhamento para monitorar a evolução e eficácia da medida.

As armadilhas, desenvolvidas pela Fiocruz Amazônia, foram enviadas à Ribeirão pelo Ministério da Saúde. Agentes de endemias receberam capacitação para o manuseio.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS