Prefeitura institui lei que promete a ‘possibilidade’ de instalação de parklets em vias públicas de Ribeirão

Lei foi sancionada nesta quarta-feira (24), por publicação no Diário Oficial

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Preto promulgou nesta quarta-feira (24), por publicação no Diário Oficial do Município, a Lei N°15.259, que promete a ‘possibilidade’ de instalação de parklets em vias públicas.

A pauta, proposta pelo próprio Executivo, recebeu 20 votos favoráveis durante a 41ª Sessão Ordinária, sendo aprovado em discussão única. Conforme defendido pelo Projeto, parklets são “entendidos como extensões temporárias do passeio público, sobre vagas de estacionamento, destinadas à ampliação dos espaços de convivência urbana e à qualificação do uso do espaço público”.

A instalação de parklets dependerá de prévia autorização do Poder Público Municipal, a ser concedida mediante requerimento do interessado. O processo de análise do pedido de instalação de parklets será simplificado quando a proposta estiver integralmente em conformidade com as especificações técnicas estabelecidas no decreto regulamentador, hipótese em que a autorização terá caráter de mera formalização administrativa.

Nos casos em que a proposta apresentar especificações distintas das previstas no regulamento, caberá ao Poder Público Municipal proceder à análise técnica específica, podendo exigir adequações para a sua aprovação, conforme as diretrizes e normas aplicáveis.

Ainda segundo o documento, o mantenedor será responsável pela instalação, manutenção, conservação, limpeza, segurança e eventual remoção do parklet, bem como pela reparação de eventuais danos ao espaço público ou a terceiros.

A lei já está em vigor.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS