RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura intensifica fiscalização contra podas drásticas

Prática configura crime ambiental e oferece riscos à população e ao meio ambiente

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem intensificado a fiscalização contra as podas drásticas, uma prática recorrente na cidade que configura crime ambiental e traz sérias consequências ao ecossistema urbano.

Somente entre janeiro e maio deste ano, a Secretaria já aplicou quase 160 autuações com multa. No total, em 2024, já foram registradas 337 infrações relacionadas à poda irregular de árvores.

“Trata-se de um crime ambiental grave, que compromete a capacidade das árvores de exercerem suas funções ecológicas, como a melhoria da qualidade do ar, a regulação do clima e a conservação do meio ambiente. Além disso, a poda drástica compromete a saúde da árvore, tornando-a suscetível a quedas, o que representa risco direto à população”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Claudio Almeida.

De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais, e a Lei Municipal nº 1.616/2004, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto, a poda drástica é ilegal. A infração é caracterizada pela retirada de mais de 30% da copa da árvore — parte superior e folhagem — ou pelo uso de equipamentos de alto impacto, como facões.

As multas para esse tipo de crime ambiental partem de R$ 300, podendo ser majoradas conforme a gravidade da infração e a ocorrência de outras irregularidades constatadas durante a fiscalização.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS