RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura lança Plano SOS Falta d’Água para agilizar atendimento à população

Canal direto 24h e equipes operacionais exclusivas reforçam resposta em períodos de estiagem

Torneira sem água, em Bonfim | Foto: Arquivo TH+TV

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Saerp (Secretaria de Água e Esgoto), lançou o Plano SOS Falta d’Água, uma força-tarefa criada para ampliar a eficácia no atendimento à população durante o período de estiagem, quando aumentam as ocorrências de falta de água na cidade.

O programa oferece um canal direto de comunicação com a população por meio da Central de Atendimento da Saerp – 0800 115 0 115, que funciona 24 horas. Todas as solicitações são registradas e direcionadas ao SOS Falta d’Água, com acompanhamento em tempo real até a normalização do abastecimento.

Além disso, o Plano prevê equipes operacionais especializadas, que atuam exclusivamente no atendimento de casos de falta de água de forma ininterrupta — inclusive aos fins de semana e madrugadas. O objetivo é garantir mais agilidade na solução dos problemas e reduzir impactos à população.

A Saerp ressalta que a falta de água pode ter múltiplas causas, além do aumento do consumo em períodos de estiagem. Entre elas: vazamentos em vias públicas, falhas elétricas da concessionária de energia, problemas em bombas de poços, além de questões pontuais relacionadas a hidrômetros, cavaletes ou vazamentos internos em residências.

Por isso, o uso do canal SOS Falta d’Água é essencial. Além de acelerar o atendimento, o registro permite identificar se a ocorrência é isolada ou envolve uma região inteira, facilitando a tomada de decisões e a antecipação de ações de manutenção.

Investimentos estruturais

“O SOS Falta d’Água garante resposta emergencial rápida às ocorrências, mas sabemos que a solução definitiva exige tempo e investimentos. Por isso, já temos projetos em andamento para construção de novos poços, reservatórios e ampliação de redes, medidas prioritárias da Saerp e da Prefeitura”, afirmou o secretário da Saerp, José Rui Bonatto.

As equipes do SOS Falta d’Água realizam inspeções de redes e instalações, avaliação de poços e reservatórios, investigação de vazamentos, reparos emergenciais, ajuste de pressão, troca de componentes, recuperação de vazões e monitoramento de indicadores de abastecimento, entre outras ações.

A Saerp reforça que a participação da população é fundamental para garantir a eficiência do serviço. O contato deve ser feito pelo 0800 115 0 115, disponível 24h, além dos canais oficiais da secretaria nas redes sociais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS