RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura lança programa inédito de sustentabilidade nos equipamentos culturais públicos

Parceria entre Instituto Estre e Secretaria da Cultura leva lixeiras recicláveis a teatros, museus e centros culturais da cidade

Foto: Guilherme Sircili

Em uma iniciativa inédita, todos os equipamentos da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto passarão a contar com lixeiras destinadas à coleta seletiva de resíduos recicláveis. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, e tem como objetivo integrar práticas de sustentabilidade e educação ambiental às rotinas operacionais e pedagógicas desses espaços culturais.

As 36 lixeiras para coleta seletiva já foram entregues na sede da Secretaria da Cultura e, ao longo da semana, serão distribuídas em teatros, centros culturais e museus da cidade. A medida marca um avanço concreto na gestão pública, ao inserir os temas da educação ambiental, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no cotidiano da cultura municipal.

“Em nome do Instituto Estre, reforço nossa parceria com a educação ambiental em Ribeirão Preto. A doação de 36 lixeiras para materiais recicláveis, que serão instaladas em equipamentos da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, representa mais um passo para a gestão adequada dos resíduos sólidos e sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem na cidade”, afirma Gabriela Castro Alves, gestora do Centro de Educação Ambiental Guatapará – Instituto Estre.

A ação representa uma mudança de paradigma: pela primeira vez, os equipamentos culturais da cidade passam a contar com infraestrutura voltada à separação de resíduos recicláveis, promovendo não apenas a redução do impacto ambiental, mas também a formação cidadã dos públicos frequentadores desses espaços.

Para a secretária municipal da Cultura e Turismo, Maria Eugênia Biffi, a iniciativa inaugura uma nova fase de compromisso com a sustentabilidade na gestão cultural. “Apoiar a realização de ações de educação ambiental e sustentabilidade nos espaços culturais públicos municipais é fundamental. Esta é uma iniciativa inédita e muito simbólica, que mostra como é possível integrar responsabilidade socioambiental à política pública de cultura, sem desvio de finalidade, fortalecendo as práticas de cuidado e gestão nos nossos espaços.”

Fundado em 2006, o Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), mantida pela Estre Ambiental. Seu objetivo é fortalecer a educação ambiental e fomentar o diálogo sobre os desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.