Prefeitura pede unidade da Fiocruz e uma nova ETEC para Ribeirão

Prefeitura solicita unidade da Fiocruz e Nova ETEC
Supera Parque de Inovação e Tecnologia - Foto: Divulgação/ Prefeitura

A reforma e restauração do prédio da ETEC José Martimiano da Silva, deverá iniciar no 2º semestre de 2023. A notícia foi dada na tarde desta sexta-feira, 14, para o prefeito Duarte Nogueira pela superintendente do Centro Paula Souza, a profa. Laura Laganá, durante reunião do prefeito com ela e o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.

A licitação já se encontra em fase final, de avaliação dos documentos da empresa primeira colocada. Duarte Nogueira sugeriu que ordem de serviço para o início das obras seja assinada pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no dia em que a Prefeitura entregar as chaves do AME Ribeirão Preto. “O governador estará em Ribeirão Preto para receber o prédio do AME Ribeirão e poderá anunciar mais uma conquista para cidade e região. Também entregamos em mãos o pedido para construção de uma segunda ETEC em Ribeirão Preto que deverá ser avaliado”, disse Nogueira.

Para garantir a instalação de uma nova unidade da Fiocruz em Ribeirão Preto, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, também entregou ao Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan reforçou o pedido que já levou ao governo do Estado de São Paulo desde 2017.

“Ambos pedidos são importantes e já foram feitos ao Estado devido a necessidade que o município tem hoje. Muitos empresários inclusive o presidente do Supera Parque, Sandro Scarpellini que trata diretamente destes dois assuntos e está aqui presente nesta reunião, já sinalizou a crescente demanda de profissionais na área de tecnologia da informação e a escassez no mercado. Por isso trouxemos o pedido para implantação da 2ª ETEC em Ribeirão Preto. Já a construção de uma nova unidade da Fiocruz é extremamente necessária para ampliar os serviços de saúde, área em que a cidade é reconhecida não só a nível estadual como nacional”, explica Nogueira.

Fiocruz

A unidade da Fiocruz em Ribeirão Preto opera desde 2016 em Ribeirão Preto em um escritório, instalado atualmente no Supera Parque. Hoje, opera com apenas um laboratório em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

O pedido do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, consta que o estado viabilize investimentos para construção de um prédio para abrigar a Fiocruz e ampliar o leque de serviços em saúde como um centro integrado de vigilância e promoção de saúde, estruturas para formação de recursos humanos e laboratório P&D com foco em medicina translacional e manufatura aditiva para próteses cranianas.

Histórico construção Fiocruz em RP

20 de fevereiro de 2017 – Prefeito Duarte Nogueira esteve em audiência com o vice-governador do Estado e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação daquele ano, para tratar da instalação de uma unidade da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em Ribeirão Preto.

22 de maio de 2017 – O chefe do Executivo esteve no Palácio dos Bandeirantes ao lado do governador do Estado de São Paulo, para assinatura do decreto que instituiu o grupo de trabalho para implantação de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Ribeirão Preto.

9 de novembro de 2018 – Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, na Secretaria Estadual de Saúde para reiterar o pedido e entregar o resultado do grupo de trabalho realizado entre a prefeitura de Ribeirão, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Investe São Paulo, Secretaria da Fazenda, Desenvolve SP e Fundação Oswaldo Cruz sobre a instalação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Ribeirão Preto.

7 de agosto de 2019 – Para apresentar o grau de andamento da implantação de uma unidade industrial da Fiocruz no campus da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, o prefeito Duarte Nogueira esteve em Brasília em reunião com o secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

6 de maio de 2022 – Duarte Nogueira, recebeu Rodrigo Stabeli, especialista em saúde pública, para conhecer a proposta de implantar um Centro Integrado de Vigilância em Saúde Regional, em Ribeirão Preto, que pretende integrar a rede de plataformas tecnológicas, sob coordenação da Fiocruz.

Histórico – NOVA ETEC

O pedido da reforma e ampliação da Etec “Martimiano Silva” e da construção de uma segunda unidade foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira em fevereiro deste ano, ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário Vahan Agopyan.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS