RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura promove mutirão inédito para prevenção de quedas em idosos

Primeiros atendimentos serão feitos em cinco unidades de saúde; ação será expandida para todo o município

Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado neste mês de junho, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto promoverá um mutirão inédito de ampla avaliação do risco de quedas em idosos no dia 14. A iniciativa faz parte do Programa de Saúde da Pessoa Idosa e terá duração de dois anos, com atendimentos em todas as regiões da cidade.

A ação prevê atender idosos residentes no distrito Central. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) entrarão em contato com os usuários para o agendamento das avaliações. Para participar, é necessário apresentar o Cartão Hygia e a receita mais recente de medicamentos.

As unidades participantes do primeiro mutirão, com 30 vagas cada, são UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Vila Tibério, Central, João Rossi e Campos Elíseos, e o CSE (Centro de Saúde Escola) Vila Tibério. A expansão do projeto seguirá a ordem dos distritos: Central, Norte, Leste, Oeste e Sul.

De acordo com a médica geriatra Daniela Maria Cardozo, identificar precocemente os fatores que contribuem para quedas é essencial para prevenir lesões graves, como fraturas e traumatismos cranianos.

“Isso evita internações prolongadas que comprometem não apenas a saúde física dos idosos, mas também sua autonomia, autoestima e qualidade de vida. Uma campanha como essa permite mapear os principais riscos”, afirmou.

Durante a avaliação, serão aplicados testes clínicos rápidos, como análise do equilíbrio postural, velocidade da marcha, força muscular global e capacidade de levantar e sentar-se. Também serão feitas avaliações nutricionais, de vulnerabilidade e de fragilidade.

As atividades serão conduzidas por equipes de fisioterapeutas do Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, sob coordenação da professora doutora Daniela Cristina Carvalho de Abreu.

Ao final da avaliação, cada participante receberá a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que reúne dados clínicos, histórico de quedas, uso de medicamentos, cirurgias, alergias, hábitos de vida, calendário de vacinação e orientações sobre direitos, alimentação, medicamentos e práticas saudáveis.

Em até 45 dias após a avaliação, um relatório individual será elaborado e disponibilizado na UBS onde o atendimento foi realizado. Nele, o idoso encontrará orientações personalizadas, como encaminhamentos para consultas ou indicações de atividades de fortalecimento físico.

A partir dos dados coletados, a Secretaria da Saúde pretende traçar um panorama do perfil de mobilidade da população idosa de Ribeirão Preto, subsidiando políticas públicas para a prevenção de quedas e melhoria da qualidade de vida. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o município possui 121.456 pessoas com 60 anos ou mais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS