Ações para o combate do mosquito Aedes aegypti tem sido intensificadas no município de Ribeirão Preto. Neste sábado, dia 27, a Vigilância Ambiental em Saúde realizou mais um arrastão de retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os bairros contemplados foram Parque Ribeirão Preto, Jardim Maria da Graça e Branca Salles.
Foram visitados 6.958 imóveis, de onde foram retirados 6.040 kgs de recipientes que acumulavam água e foram encontrados mais de 40 focos de larvas do mosquito transmissor, além de 150 pneus expostos.
O tipo de materiais que a vigilância encontrou foram: latas, garrafas, Carcaça de eletrodomésticos, vasos sanitários, dentre outros.
A prefeitura mobilizou cerca de 159 funcionários para realizar essa ação, na tentativa de minimizar os casos de Dengue e Chikungunya. Também foi necessária a utilização de 14 caminhões e 11 viaturas oficiais para a ação.
As ações de enfrentamento ao Aedes são conhecidas pela população, podendo ser citadas atividades como limpezas coletivas e mutirões, Dia D de combate ao mosquito, visitas domiciliares de Agentes de Controle de Endemias (ACE) e/o Agentes Comunitários de Saúde (ACS), campanhas publicitárias entre outras iniciativas.
A Secretaria da Saúde reforça a importância da contribuição de toda a população nas ações diárias para o combate à dengue.
Controle e prevenção
A Secretaria da Saúde destaca a importância da população nas ações de eliminação de criadouros do mosquito em suas residências, locais de trabalho e pede a redobrada atenção na manutenção dos ambientes limpos, bem como descarte adequado de garrafas, caixas d’água, pneus ou quaisquer outros materiais/objetos que possam acumular água se transformando em criadouros do mosquito Aedes aegypti. Tais atitudes e práticas são fundamentais para diminuir a infestação do mosquito transmissor e evitarmos expressivo aumento dos casos já nos meses de janeiro e fevereiro.