A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, realiza na próxima terça-feira (14), às 10h, no auditório do Complexo Fuad Hanna, a 7ª reunião pública para elaboração do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática. O objetivo é discutir e construir, de forma participativa, as diretrizes que irão nortear o enfrentamento da nova realidade climática vivida em nível global.
“Estamos elaborando o primeiro plano do município voltado a esse tema, com ampla participação popular, para que possamos trazer soluções coletivas e integradoras. Por isso, reforçamos o convite à população para colaborar na construção de um projeto plural e essencial para o futuro da cidade”, destacou Mateus Lima, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade e integrante da coordenação do plano.
De acordo com o secretário da pasta, Claudio Almeida, o plano terá ações a curto, médio e longo prazo. “É fundamental desenvolvermos políticas públicas que assegurem estruturas para enfrentar os fenômenos climáticos, minimizando impactos e garantindo um meio ambiente equilibrado, com conservação da fauna, flora e qualidade de vida para todos”, ressaltou.
A reunião será conduzida pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), responsável pela elaboração do plano. O grupo é formado por representantes da administração municipal, órgãos públicos de diferentes esferas governamentais, sociedade civil organizada, entidades de classe, setor privado, instituições de ensino superior e outras organizações.
Atualmente, o GTI trabalha na elaboração de um diagnóstico dos aspectos ambientais, sociais e econômicos mais relevantes, apontando de que forma as mudanças climáticas afetam esses sistemas e quais impactos podem ocorrer no futuro.
Serviço
7ª reunião pública do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática
Local: Auditório do Complexo Fuad Hanna – Rua Jacira, nº 50
Data: terça-feira, 14 de outubro
Horário: 10h



