Um presidiário não identificado do sistema carcerário de Varginha-MG passou por uma cirurgia, nesta quarta-feira (25), após engolir um aparelho celular depois da desconfiança por parte das autoridades penais do uso dos equipamentos telefônicos no interior das celas.
O caso começou na segunda-feira (23), quando policiais fizeram uma busca em uma das celas do presídio com o objetivo de encontrar o celular após a desconfiança, porém nada de irregular foi encontrado.
No entanto, ainda com desconfiança, as autoridades penais realizaram o procedimento de revista no aparelho de scanner corporal nos detentos da cela. Neste momento, foi constatada a presença de um objeto dentro do estômago de um preso.
Questionado sobre a presença do aparelho em seu corpo, o detento confessou ter engolido o celular, sendo encaminhado para a UPA. No pronto atendimento, exames de raio-x comprovaram a presença do objeto tecnológico em seu organismo.
O preso passou por cirurgia na quarta-feira para retirada do aparelho, e permanece internado no Hospital Bom Pastor.
Após recuperação do procedimento médico, o detento será submetido à Comissão Disciplinar do presídio, com possibilidade de sofrer sanções administrativas. Um Registro de Evento de Defesa Social (Reds) foi realizado pela administração da penitenciária, e o celular foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil.