Primeira edição do “Infesta” acontece em Ribeirão Preto.

Doroteia - Foto: Divulgação.

A Vida pelo Buraco da Fechadura é o tema do evento, que leva o teatro de Nelson Rodrigues ao público da cidade.

A Cia Representando a Arte inaugura o “Infesta”, um festival que busca celebrar o teatro brasileiro. Serão quatro dias de evento, de 1 a 4 de junho, com atividades abertas e gratuitas, classificação livre e retirada de ingresso no local com uma hora de antecedência. A programação faz parte das comemorações do aniversário de 167 anos de Ribeirão Preto que acontecem durante todo o mês de junho.  

A agenda conta com: bate-papo “O Teatro Brasileiro”, com o pesquisador Daniel Marano, às 20h do dia 1, no Palácio do Rio Branco; espetáculo “Doroteia” performado pelo Grupo Fócu de Teatro, às 20h do dia 2, no Teatro Municipal; oficina “Corpo – Texto: o trabalho físico da arte de ator”, ministrada também pelo grupo, Fócu, das 14h às 18h do dia 3, no Centro Cultural Arteia; bate-papo “O Teatro de Nelson Rodrigues”, com Crica Rodrigues (atriz, pesquisadora e neta de Nelson Rodrigues), às 20h do dia 3, no Palácio do Rio Branco; e, por fim, sarau e aula aberta, às 19h do dia 4, na Arena Porão.

O festival foi projetado para levar ao interior do país — mais especificamente de São Paulo — as potencialidades do teatro brasileiro. Trata-se de uma iniciativa que busca promover o diálogo entre os fazeres diversos da artesania teatral e demonstrar a força da cultura nacional. Para além disso, conforme Richard Oliveira, diretor geral da Cia, o objetivo do “Infesta” é, também, “enaltecer o teatro brasileiro e criar uma ação gratuita de arte no interior do estado”, prometendo torná-la acessível e alcançável. 

A ideia de vincular o “Infesta” a Nelson Rodrigues, ainda segundo o diretor, surgiu da necessidade de ampliar para a cidade o já existente projeto do Programa de Ação Cultural (PROAC), “Rodrigueando por São Paulo”. Iniciativa que também foi responsável por levar para 12 cidades em seis regiões do estado o espetáculo “Doroteia”, que também será estrelado em Ribeirão Preto pelo Grupo Fócu de Teatro.

Richard Oliveira diz que fazer parte da agenda cultural de Ribeirão Preto está sendo um desafio, pois na sua ótica, Ribeirão Preto é um centro de referência tanto para o teatro quanto para outras manifestações artísticas e no que se refere a grupos independentes. “Poder trazer mais uma ação para cidade é a realização de um sonho. Queremos produzir aqui e deixar aqui o que produzimos”, reflete. 

Direcionado a estudantes de teatro e artistas em geral, amantes de literatura, dramaturgia, história, cultura brasileira e o público em geral, o evento propõe uma revolução cultural em clima de festa. “A nossa ideia é que o Infesta, com os anos, cresça e ocupe cada vez mais espaços, como uma infestação de arte em todo lugar”, acrescenta.

O festival é uma produção da Cia Representando a Arte, com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceira com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto através da Secretaria de Cultura e Turismo do município, com apoio de Amo Dança, Gitirana Produções, Arena Porão, Centro Cultural Cerâmica e Centro Cultural Arteia.

SERVIÇO

O que: 1ª edição do Infesta – Festival de Teatro, em Ribeirão Preto (SP)

Data: 1 a 4 de junho

Programação completa do evento

1/6 – 20h

Bate Papo “O Teatro Brasileiro”

Com Daniel Marano, pesquisador do Rio de Janeiro (RJ).

Local: Palácio do Rio Branco – Rua Visconde do Rio Branco, 943 – Centro, Ribeirão Preto/SP.

2/6 – 20h

Espetáculo teatral DOROTÉIA de Nelson Rodrigues

Com Grupo Fócu de Teatro

Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto – Via São Bento, S/N – Campos Elíseos, Ribeirão Preto/SP.

O Grupo Fócu de Teatro – Núcleo de Pesquisa e Produção Teatral da Cia Representando a Arte apresenta o espetáculo de repertório”Dorotéia”, de Nelson Rodrigues.  

3/6 – 14h às 18h

Oficina “Corpo – Texto: O Trabalho Físico da Arte de Ator”

Com Grupo Fócu de Teatro

Local: Centro Cultural ARTEIA – Rua Dr Paulo Tinoco Cabral, 230 – Jd São Luiz, Ribeirão Preto/SP

A oficina é uma abertura de parte do processo de construção do espetáculo Dorotéia. Ministrada por integrantes do Grupo Fócu de Teatro, caminhará pelas práticas e treinamentos que o grupo desenvolveu e, ainda desenvolve, nos processos de construção, manutenção e pesquisa do espetáculo.

OBS.: necessário efetuar inscrição previamente.

3/06 – 20h

Bate Papo “O Teatro de Nelson Rodrigues”

Com Crica Rodrigues

Local: Palácio do Rio Branco – Rua Visconde do Rio Branco, 943 – Centro, Ribeirão Preto/SP

A atriz e pesquisadora Crica Rodrigues falará sobre o Teatro de Nelson Rodrigues, trazendo uma perspectiva não apenas teórica, mas familiar a respeito da obra e vida de seu avô.

4/6 – 19h

“Sarau de Cenas Bonitinhas, mas Ordinárias” e Aula aberta

Local: Arena Porão – Rua 21 de abril, 375 – Vila Tibério, Ribeirão Preto/SP

Apresentação de conclusão da oficina “Trágicas, Míticas e Psicológicas: o Teatro Desagradável de Nelson Rodrigues” realizada pelo Grupo Fócu de Teatro. Serão apresentados recortes de obras do autor, que foram dirigidos e organizados pela atriz e diretora do Grupo Fócu de Teatro, Gracyela Gitirana. Após o sarau, haverá uma aula aberta com a professora e pesquisadora Renata Soares Junqueira. A aula “Nelson Rodrigues: O Inferno é Aqui!” falará sobre a pesquisa realizada pela autora na construção de seu livro “Nelson, o Alquimista do Inferno: algo mais sobre Nelson Rodrigues no teatro e no cinema”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS