RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Primeira semana de ocupação no Lar Santana é marcada por cuidados no prédio

Pela reforma e a criação do Memorial da Resistência Madre Maurina Borges, ocupação foi inaugurada no dia 11 de agosto

Manifestantes atuando na porta do Lar Santana | Foto: Divulgação

Formado por entidades não governamentais e a sociedade civil, a ocupação que tomou o Lar Santana desde o dia 11 realizou a limpeza interna de quase todo bloco térreo do prédio histórico, localizado na Vila Tibério.

O grupo afirma ter feito a vistoria de todo prédio, isolando as áreas com risco de desabamento. Na área externa, foi realizada a limpeza, retirada de mato e corte do gramado frontal do prédio, além da limpeza do entorno do Lar Santana, retirando lixo e entulho.

Desde segunda-feira (11), são realizadas visitas guiadas de vereadores, associações, Comissão de Direitos Humanos da OAB, do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto e de moradores do bairro.

As atividades seguem, na sexta-feira (15) com a exibição do filme e Estão Todos Perdoados, às 19h30. No sábado (16), acontece uma roda de choro a partir das 10h.

Para a próxima semana, foi prometida uma feira de alimentos orgânicos, exibição de filmes, entre outras atividades que serão divulgadas no Instagram do Memorial da Resistência Madre Maurina Borges.

Segundo os organizadores da ocupação, a ideia é desenvolver atividades para que os moradores conheçam o Lar Santana e o estado que se encontra o prédio, além da história de luta de Madre Maurina Borges.

As ações do movimento começaram em abril com diversas reuniões, panfletagens e atos em frente o prédio do Lar Santana, onde foi apresentado a importância do prédio para a história de Ribeirão e a ideia de que o espaço receba um memorial em favor das vítimas da ditadura militar na cidade, com o nome de Madre Maurina.

Madre Maurina foi uma freira franciscana presa durante a ditadura militar sob a acusação de envolvimento com a luta contra o governo militar.

Na época, ela era diretora do Lar Santana, prédio fundado em 1931 e onde funcionava uma escola/orfanato para meninas.

Atividades Ocupação Lar Santana:

Exibição do Filme – Estão Todos Perdoados
Sexta-Feira 15/08 – 19h30
Gratuito

Roda de Choro
Sábado – 16/08 – 10h
Gratuito

O Lar Santana está localizado na rua Conselheiro Dantas, 964, Vila Tibério.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS