RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Primeira Sessão Ordinária do ano decide sobre a Regularização Fundiária em Ribeirão Preto

Sessão Ordinária acontece nesta segunda-feira (02), às 18h30, com transmissão da TH+TV

Câmara de Ribeirão Preto | Foto: Arquivo TH+ Portal

Acontece nesta segunda-feira (02), a partir das 18h30, a primeira Sessão Ordinária do ano. De forma virtual, por conta da reforma no prédio legislativo, os vereadores decidem cinco tópicos.

Entre eles, está a primeira discussão sobre normas e procedimentos para Regularização Fundiária Urbana e Rural no município – que acontece a partir de um Substitutivo do Projeto de Lei Complementar N°43/2025, apresentado por Franco Ferro (PP).

O texto estabelece normas e procedimentos para a Regularização Fundiária de núcleos urbanos e rurais informais, com vistas à garantia da função social da propriedade, à segurança jurídica e à inclusão social, conforme apresentado.

Ainda segundo proposto, a Regularização Fundiária será promovida pelo Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria competente, observando os seguintes princípios:

I – Direito à moradia digna;
II – Função social da propriedade;
III – Participação comunitária;
IV – Sustentabilidade ambiental e urbanística;
V – Desburocratização dos procedimentos;
VI – Flexibilização de parâmetros urbanísticos e edilícios, quando necessário, respeitados os princípios da função social da propriedade, segurança jurídica e habitabilidade.

Para a concretização do Projeto, se aprovado for por maioria simples do plenário, o município poderá firmar convênios com órgãos estaduais, federais, associações de moradores, cooperativas habitacionais e empresas privadas para viabilizar ações de regularização fundiária, “desde que tais parcerias não acarretem qualquer ônus financeiro ao município”.

Terão prioridade na regularização fundiária os núcleos que apresentem:

I – Maior vulnerabilidade social;
II – Risco ambiental ou estrutural;
III – Potencial de integração à malha urbana existente.

A regularização fundiária deverá observar as normas ambientais vigentes, especialmente em áreas de preservação permanente (APPs), zonas de recarga hídrica e corredores ecológicos, ressalta o Projeto Complementar.

Sobre o artigo de infraestrutura essencial, para fins de regularização fundiária no Município de Ribeirão Preto, o texto compreende o conjunto mínimo de equipamentos e serviços públicos indispensáveis à habitabilidade do núcleo urbano ou rural informal. São eles:

I – Sistema de abastecimento de água potável;
II – Rede de energia elétrica com iluminação pública;
III – Sistema de coleta e/ou tratamento de esgoto sanitário ou soluções alternativas;
IV – Acesso viário público, mesmo que em leito natural ou não pavimentado;
V – Coleta de resíduos sólidos.

A Sessão Ordinária será transmitida pela TH+TV. Assista pelos canais 32.1 e 522.

Ordem do Dia

Na íntegra, saiba o que será discutido durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (02):

ItemMatériaResultado
1
Discussão Única do  Projeto de Decreto Legislativo nº 45/2025 – Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária – APROVA AS CONTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO DO EXERCÍCIO DE 2023, REFERENTES AO MANDATO DO PREFEITO ANTÔNIO DUARTE NOGUEIRA JÚNIOR, CONFORME ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIASMatéria não votada
Parecer CFOFCT nº 295/2025 ao PDL 45/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
2
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 469/2025 – Jean Corauci – INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO O EVENTO “BRAZILIAN BACON DAY”, CONFORME ESPECIFICA.Matéria não votada
Parecer CFOFCT nº 320/2025 ao PL 469/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 337/2025 ao PL 469/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Franco FerroMatéria não sujeita a votação.
3
Discussão Única do  Veto nº 45/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 64/2025, DE AUTORIA DO VEREADOR JUNIN DÊDÊ, QUE DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE SEGURANÇA EM PONTOS CRÍTICOS DE DESCARTE IRREGULAR DE LIXO E ENTULHO E EM LOCAIS COM ALTO ÍNDICE DE FURTOS DE FIOS DA SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO.Matéria não votada
Parecer CCJR nº 1/2026 ao VET 45/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Franco FerroMatéria não sujeita a votação.
4
1ª Discussão do  Projeto de Lei Complementar nº 34/2024 – Matheus Moreno – ALTERA A REDAÇÃO DA EMENTA E DO CAPUT E § 1º DO ARTIGO 1º DA LEI COMPLEMENTAR Nº. 260, DE 29 DE SETEMBRO DE 1993, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (CENTROS COMUNITÁRIOS).Matéria não votada
Parecer CFOFCT nº 1/2026 ao PLC 34/2024 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 2/2026 ao PLC 34/2024 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
Emenda Aditiva nº 1 – Matheus Moreno – INCLUI CENTRO COMUNITÁRIOMatéria não votada
5
1ª Discussão do  Projeto de Lei Complementar nº 43/2025 – Franco Ferro – DISPÕE SOBRE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E RURAL NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO E DÁ OUTROS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CFOFCT nº 326/2025 ao PLC 43/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 347/2025 ao PLC 43/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Substitutivo nº 1 – Franco Ferro – DISPÕE SOBRE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E RURAL NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO E DÁ OUTROS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Emenda Modificativa nº 1 – Comissão de Constituição, Justiça e Redação – ALTERA A REDAÇÃO DE ARTIGOS E SUPRIME PARÁGRAFO 5º, DO ARTIGO 4º.Matéria não votada

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS