Com a aproximação do Natal e o aumento do fluxo de compras no comércio físico e on-line, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Procon RP emitiu um alerta aos consumidores para evitar armadilhas comuns nesta época do ano. O órgão preparou um guia prático com orientações essenciais para garantir que o entusiasmo das compras não se transforme em dores de cabeça.
O objetivo é proteger o consumidor contra publicidade enganosa, atrasos de entrega, golpes digitais e riscos de superendividamento. “Nosso foco é garantir que a compra seja consciente e segura. Muitas vezes, o consumidor é atraído por uma oferta relâmpago e esquece de checar detalhes importantes, como prazo de entrega e reputação da loja. É aí que surgem os problemas”, afirma Leonardo Thomazini, gerente do Procon Ribeirão Preto.
Seis pilares para uma compra segura no fim de ano
1. Troca não é obrigatória em lojas físicas
A legislação não obriga estabelecimentos a realizarem trocas por motivos como cor, tamanho ou arrependimento, apenas em casos de defeito.
Dica: confirme previamente a política de troca e solicite registro por escrito na nota ou etiqueta.
2. Compras online têm direito de arrependimento
No comércio eletrônico, o consumidor pode desistir da compra em até sete dias após receber o produto, com reembolso integral, incluindo o frete.
Dica: verifique prazos de entrega para evitar contratempos nas datas comemorativas.
3. Cuidado com sites falsos e pagamentos via Pix.
Golpistas replicam visualmente páginas de grandes varejistas para enganar consumidores.
Dica: confira se o destinatário do Pix corresponde à razão social da empresa e se o site é seguro (cadeado ativo e endereço iniciado por “https”).
4. Divergência de preços: vale o menor.
Caso o valor no caixa seja diferente daquele indicado na gôndola ou etiqueta, prevalece o menor preço exibido ao consumidor.
5. Condições de pagamento devem ser claras.
Comerciantes podem oferecer descontos para pagamentos à vista ou via Pix, desde que essa informação esteja exposta de forma clara e acessível.
6. Produtos sempre devem ter preço visível.
A informação de valores deve ser legível, incluir condições à vista e a prazo e estar apresentada na moeda corrente.
“Os consumidores que identificarem irregularidades ou se sentirem lesados podem registrar reclamações na
unidade do Procon no Poupatempo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e de sábado, das 9h às 13h”, completou Leonardo.




