RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Procon divulga cartilha com cuidados essenciais para as compras de fim de ano em Ribeirão Preto

Órgão municipal alerta para golpes, práticas abusivas e oferece guia com recomendações para evitar prejuízos durante o período natalino

Imagem ilustrativa | Foto: Rede social

Com a aproximação do Natal e o aumento do fluxo de compras no comércio físico e on-line, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Procon RP emitiu um alerta aos consumidores para evitar armadilhas comuns nesta época do ano. O órgão preparou um guia prático com orientações essenciais para garantir que o entusiasmo das compras não se transforme em dores de cabeça.

O objetivo é proteger o consumidor contra publicidade enganosa, atrasos de entrega, golpes digitais e riscos de superendividamento. “Nosso foco é garantir que a compra seja consciente e segura. Muitas vezes, o consumidor é atraído por uma oferta relâmpago e esquece de checar detalhes importantes, como prazo de entrega e reputação da loja. É aí que surgem os problemas”, afirma Leonardo Thomazini, gerente do Procon Ribeirão Preto.

Seis pilares para uma compra segura no fim de ano

1. Troca não é obrigatória em lojas físicas

A legislação não obriga estabelecimentos a realizarem trocas por motivos como cor, tamanho ou arrependimento, apenas em casos de defeito.

Dica: confirme previamente a política de troca e solicite registro por escrito na nota ou etiqueta.

2. Compras online têm direito de arrependimento

No comércio eletrônico, o consumidor pode desistir da compra em até sete dias após receber o produto, com reembolso integral, incluindo o frete.

Dica: verifique prazos de entrega para evitar contratempos nas datas comemorativas.

3. Cuidado com sites falsos e pagamentos via Pix.

Golpistas replicam visualmente páginas de grandes varejistas para enganar consumidores.

Dica: confira se o destinatário do Pix corresponde à razão social da empresa e se o site é seguro (cadeado ativo e endereço iniciado por “https”).

4. Divergência de preços: vale o menor.

Caso o valor no caixa seja diferente daquele indicado na gôndola ou etiqueta, prevalece o menor preço exibido ao consumidor.

5. Condições de pagamento devem ser claras.

Comerciantes podem oferecer descontos para pagamentos à vista ou via Pix, desde que essa informação esteja exposta de forma clara e acessível.

6. Produtos sempre devem ter preço visível.

A informação de valores deve ser legível, incluir condições à vista e a prazo e estar apresentada na moeda corrente.

“Os consumidores que identificarem irregularidades ou se sentirem lesados podem registrar reclamações na
unidade do Procon no Poupatempo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e de sábado, das 9h às 13h”, completou Leonardo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS