Fritz Cavalcante Huguenin, professor doutor do Departamento de Química da USP de Ribeirão Preto, ganhou uma nota de repúdio do Centro Acadêmico da Faculdade de Ciências e Letras da USP, Gestão Esperançar, nas redes sociais, por ter veiculado num grupo de WhatsApp, em forma de deboche, saudações do tipo nazista. Em resposta, o professor nega ter feito qualquer gesto nazista e ainda ressalta tratar-se de uma comemoração de um flamenguista ao título conquistado diante do Corinthians, na última quarta-feira (19).
A íntegra da nota diz: “Diante da reportagem veiculada nessa empresa de comunicação, sobre um vídeo que circulou entre alunos de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, esclareço:
1) O vídeo em questão reflete o entusiasmo de um torcedor rubro-negro após uma conquista de campeonato;
2) Trata-se de comemoração de título em celebração à torcida e ao gol decisivo da conquista rubro-negra;
3) Nada no vídeo está relacionado ao nazismo: um regime criminoso, totalitário e desumano, o qual repudio”.
A Gestão Esperançar se manifestou nas redes sociais e já enviou um requerimento administrativo exigindo posicionamento e medidas cabíveis pelo departamento ao qual o Professor faz parte.
O Centro Acadêmico encerra a nota de repúdio dizendo que “não há qualquer possibilidade de tolerância ao intolerante”.
Veja o vídeo da comemoração feita pelo professor e leia a reportagem completa do Portal da Thathi (https://thathi.com.br/destaque1/depois-de-gesto-nazista-professor-da-usp-e-alvo-de-nota-de-repudio-nas-redes-sociais/)