Professores da Escola SEB comentam o primeiro dia de Enem 2023

Começa hoje o primeiro dia de provas do Enem
Foto: Reprodução

3.9 milhões de estudantes em todo o país realizaram, na tarde deste domingo (5), a primeira prova da edição de 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Na ocasião, foram respondidas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira –Inglês ou Espanhol–, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Além disso, os estudantes também produziram a Redação.

O exame é uma das principais portas de entrada no ensino superior por meio da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser usado para ter acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos). Suas notas também são usadas nos processos seletivos de instituições públicas e privadas Brasil afora.

“Foi uma prova muito bem feita. Para te falar a verdade, excelente. Tipicamente de ENEM. Realmente todas as competências e da parte de linguagens, códigos e suas tecnologias foram pedidas”, afirmou o professor Fernandão. 

Em relação à abordagem dos conteúdos, Fernandão afirmou que a prova foi extensa e muito bem elaborada, mas alunos com leitura e pensamento crítico conseguem bom desenvolvimento e a consequente nota azul. 

“Foi uma prova extensa, mas que cobrou tudo o que ela se propõe a cobrar. Então, ela foi uma prova excelente, realmente excelente na cobrança do que ela se propôs. Os alunos que foram leitores, acima de tudo, alunos, leitores. Eles se saem bem. Alunos com visão crítica se saem muito bem, tá? Então é uma prova muito, muito, muito bem elaborada”, disse. 

Sobre o tipo de conteúdo, Fernandão destaca a mulher como tema principal desta edição de 2023.

“Textos críticos sobre a escravidão dos negros, a morte dos negros, o assassinato em cima dos negros da periferia e muito, muito sobre a mulher. O tema principal da peça do Enem foi sobre a mulher”, indicou o professor.

Para conferir o comentário de todos os professores, confira o vídeo abaixo:



Redação 

“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” é o tema deste ano.

O Enem 2023 traz um tema recorrente na vida cotidiana brasileira: a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no país e seus desafios. A amplitude temática passa por uma série de circunstâncias que atravessam os aspectos culturais e até mesmo dogmáticos de uma sociedade que, lentamente, se modifica, mas que ainda mantém traços indeléveis de um patriarcalismo e machismo dominantes.

O tema da redação exigia que o candidato refletisse sobre esse contexto. O que precisa ser feito para tentar amenizar ou quem sabe, solucionar o problema? Antes, era preciso problematizar, ou seja, criar dentro do tema aquilo que seria a razão do texto. Certamente não é obrigação apenas da mulher esse papel cuidador, no entanto, é ela que o exerce. Eis aí a problematização necessária.

*Para conferir o texto completo do tema, clique aqui.

Domingo (12)

No próximo domingo (12), os estudantes respondem às questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias, além de Matemática e suas tecnologias. 

Para a prova, não esqueça sua Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, o documento de identificação válido (físico ou digital) e o Cartão de confirmação de inscrição.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS