Para contribuir com a melhoria dos níveis de alfabetização em saúde bucal na infância, professores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP criaram uma plataforma no YouTube que possibilita a veiculação de informações sobre saúde bucal de maneira lúdica e acessível e como ferramenta para a difusão de conhecimento para as crianças e adolescentes.
A plataforma pode ser acessada aqui e tem como objetivo conscientizar o público infantil sobre os cuidados básicos em saúde bucal, além de mostrar formas de prevenção de doenças na boca. De pré-natal odontológico à higienização das escovas de dentes, os vídeos que circulam, semanalmente, pela plataforma são formulados e apresentados pelos graduandos e alunos do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da Forp sob supervisão de professores.
O canal tem um acervo de mais de 60 vídeos, e para o coordenador do projeto, Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva, o diferencial está na credibilidade do perfil, uma vez que todo material produzido tem como base evidências científicas. “Isso é importante porque levantamentos mostram que a maior parte dos vídeos disponíveis no YouTube contém recomendações inadequadas em saúde.”
Além disso, os vídeos abordam mitos e verdades sobre diversos assuntos como a erupção dentária, a higiene bucal do bebê e seus hábitos de sucção, e também vídeos no formato de Você Sabia? para assuntos como a cárie na primeira infância, as visitas ao dentista e a formação dos dentes.
Os conteúdos são direcionados a pais e crianças e a criação do material é sempre pensando no público-alvo. “Crianças preferem conteúdo lúdico, como desenhos e animações, enquanto para os pais, usamos vídeos informativos, geralmente com um profissional abordando o tema”, comenta o coordenador.
No início deste ano, o grupo coordenado pelo professor Paula e Silva ofereceu o curso a distância Educação em Saúde Bucal, destinado a professores da rede de Educação Básica (Ensino Infantil), com conteúdo centrado na educação em saúde e foco em crianças na primeira infância, com o objetivo de difundir conhecimento sobre saúde bucal e formas de prevenção de doenças, em paralelo à capacitação de recursos humanos da educação básica para inserção destes temas em sala de aula.
**Texto de Jornal da USP