A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, incorpora novos destinos ao Programa Recâmbio, uma política de proteção social especial. A iniciativa tem como objetivo viabilizar o retorno ao município de origem, promovendo a reinserção familiar.
A partir de fevereiro, o Programa Recâmbio amplia as possibilidades de deslocamento com a inclusão de Campinas, Santos, Araçatuba e Andradina. Os novos destinos se somam às rotas já disponíveis, que atendem demandas de deslocamento para Altinópolis, Batatais, Igarapava, Ituverava, Orlândia e São Joaquim da Barra.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Júlio Balieiro, a incorporação de novos destinos reforça o compromisso da Administração Municipal com políticas públicas efetivas, centradas nas pessoas e alinhadas às necessidades reais da população.
“O Programa Recâmbio é uma ferramenta essencial da política de assistência social. Em muitos casos, a passagem é determinante para o reencontro com a família, o acesso ao trabalho ou a reconstrução de trajetórias com mais dignidade. A incorporação de novos destinos amplia o alcance do programa e fortalece a proteção social no município”, destacou.
Segundo o secretário, a ampliação integra um planejamento contínuo da Pasta. “A Secretaria Municipal de Assistência Social segue trabalhando para fortalecer e ampliar o programa. Novos processos estão em fase final e, ao longo do segundo semestre, outras cidades deverão ser incorporadas, garantindo um atendimento cada vez mais abrangente à população”, afirmou.
Para acesso ao benefício, o retorno deve ser voluntário, também é necessária a comprovação de vínculo familiar ou residência no município de destino, além de avaliação técnica quanto às condições da pessoa para a realização da viagem.
Contrato fechado
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Administração, publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (26) o anúncio da contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de transporte rodoviário coletivo.
Válido por 60 meses, o contrato foi firmado em R$ 129.998,75 e estampa a parceria com a empresa Viação Cometa SA. O Poder Executivo foi indagado pelo jornalismo do TH+ Portal e, através da Secretaria de Assistência Social, se justificou a razão do contrato pelo programa Recâmbio e a expansão dos destinos.
Serviço
Programa Recâmbio
Rua Lafaiete, nº 100 – Centro – Espaço da Cidadania
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h



