RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Proibição do uso de celular nas escolas impacta positivamente o aprendizado, diz pesquisa da prefeitura

Pesquisa da Secretaria da Educação aponta melhora na atenção, disciplina e interação social entre alunos

Foto: Guilherme Sircili

Desde o início do ano letivo, a Lei Federal 15.100 proíbe o uso de celulares nas escolas de todo o país, salvo exceções por questões de saúde. Para avaliar a adesão à regra, a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto realizou uma pesquisa com professores, coordenadores e gestores da rede. O resultado? A maioria dos profissionais percebeu melhorias na rotina escolar.

De acordo com a pasta, 86% dos entrevistados notaram maior atenção e concentração dos alunos em sala de aula. Além disso, 61% apontaram avanço na disciplina e 76% relataram interações sociais mais saudáveis durante os intervalos. “Os alunos voltaram a brincar e interagir nos recreios, estão mais atentos e menos agitados em sala. A medida tem sido essencial para um ambiente pedagógico mais equilibrado e maior participação nas atividades”, destaca uma professora da rede à enquete realizada pela Divisão de Gestão Pedagógica

Ainda é cedo para medir os impactos acadêmicos, mas os profissionais estão otimistas. A tendência é que os benefícios se tornem ainda mais evidentes a médio e longo prazo, refletindo no desempenho dos estudantes. Outro ponto positivo é o impacto no desenvolvimento emocional dos alunos, ajudando-os a lidar com a dependência tecnológica e a fortalecer habilidades sociais.

Apesar da boa recepção, a medida enfrenta alguns desafios. Enquanto 87% dos profissionais não registraram oposição das famílias, houve casos pontuais de resistência. Para garantir o cumprimento da regra, alunos que insistirem no uso indevido do celular serão advertidos. “Nosso objetivo é promover um ambiente propício tanto para o aprendizado quanto para o desenvolvimento pessoal dos estudantes”, ressalta o secretário da Educação, Valdir Martins.

Na manhã desta segunda-feira, 24 de março, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou a Resolução CNE/CEB nº 2/2025, que estabelece diretrizes sobre o uso de dispositivos digitais em espaços escolares. O documento permite o uso pedagógico dos aparelhos, sob mediação dos professores, mas reforça a proibição em outros momentos da rotina escolar, inclusive nos intervalos.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.