Foi aprovado pela Câmara Municipal de Ribeirão preto nesta quarta-feira (6) o projeto de lei do vereador Boni (Rede), que inclui as academias como serviço essencial, podendo reabrir no próximo dia 11, caso não haja modificações no decreto imposto por João Dória (PSDB), que fará uma declaração no próximo dia 8 informando como o estado seguirá com a quarentena.
A reabertura será liberada para as academias que impuserem regras, como: controle de entrada, redução da capacidade do espaço em 20%, distanciamento de, no mínimo, dois metros entre as pessoas, a higienização de equipamentos e a disponibilização de álcool em gel no ambiente.
A reabertura das academias não está garantida, já que o projeto precisa passar pela aprovação do prefeito da cidade, Duarte Nogueira (PSDB) e da decisão do governador sobre a situação de quarentena no estado.
Realidade
João Dória disse na última segunda-feira (4) que cidades com piores índices de isolamento social estarão de fora da reabertura planejada para o dia 11 de maio.
“Todas estas cidades precisam melhorar os seus índices, principalmente se desejarem ter algum tipo de flexibilização. Não havendo o índice superior a 50%, já por este item as cidades estarão automaticamente excluídas de qualquer flexibilização [da quarentena]”, afirmou o tucano.
Ribeirão Preto está na lista negra de cidades que poderão continuar em quarentena após a data decretada para a reabertura de parte do comércio.
Texto: Antônio Melo