ProUrbano recebeu em média 10 multas por semana de janeiro a agosto deste ano

O valor chega a R$ 79 mil, e mais de R$55 mil já foram pagos

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De janeiro a agosto deste ano, a Transerp, empresa que gerencia o transporte público em Ribeirão Preto, aplicou 371 multas ao Consórcio PróUrbano devido a problemas nos terminais de ônibus.

O valor das multas chega a R$ 79 mil, e já foram pagos mais de R$55 mil pelo consórcio. O valor restante está dentro do prazo de pagamento ou são infrações que tiveram recursos na justiça.

As multas são por questões da falta de manutenção nos banheiros e refeitório usado por funcionários, atrasos, adiantamento de horários e desvios de rotas. O número de multas das 35 primeiras semanas do ano, rederam em média dez comunicações por semana.

A denúncia que gerou a repercussão foi devido ao descuido no Terminal Evangelina de Carvalho Passig, que fica na avenida Jerônimo Gonçalves, em que os banheiros que seriam de uso exclusivo dos motoristas estavam todos sujos, com lixo transbordando das lixeiras, pias entupidas, torneiras que não funcionam e falta de papel higiênico. Além das baratas que foram encontradas dentro da geladeira que fica no refeitório dos funcionários e pelo chão do local.

Nas imagens recebidas, é possível ver a situação precária dos banheiros. A empresa diz que eles são usados por moradores em situação de rua e devido a isso a limpeza não é mantida.

O vereador de Ribeirão Preto Marcos Papa (REDE) criticou o valor aplicado pela Transerp pela situação dos banheiros. “Estranho o valor muito baixo dessas multas. Esses valores devem ser revistos para que não haja um incentivo ao descumprimento do contrato no que se refere à limpeza e higiene dos terminais. Esses valores tem que ser ajustados para que ao receber a multa, o ProUrbano não reincida nessa situação de sujeira nos banheiros dos terminais”, disse. 

Relembre o vídeo da situação do banheiro.