Quatro vacas morreram, na madrugada desta quarta-feira (25), após acidente envolvendo um SUV Renault Duster na rodovia Armando de Salles de Oliveira, em Olímpia.
Segundo registro policial, o acidente aconteceu nas proximidades do km 456 da via. Na ocasião, o veículo acabou atingindo os animais rurais por causa ainda não esclarecida.
Com o acidente, todos os animais atingidos morreram ainda no local do sinistro. Nenhum ocupante do veículo foi ferido.
Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estiveram no local para auxiliar na sinalização da área e remoção dos animais falecidos.
A causa do acidente é investigada.
Animais na pista
Pesquisa de doutorado realizada na Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, da Universidade de São Paulo (USP), revelou que 39 mil mamíferos silvestres são atropelados por ano (em média) somente nas rodovias de São Paulo, acarretando 3 mil acidentes, o que corresponderia a prejuízo de R$ 56 milhões.
O estudo é da bióloga Fernanda Abra do curso de Ecologia Aplicada da ESALQ, e trata do impacto do atropelamento de silvestres sobre a conservação da biodiversidade, a segurança humana e a economia.
O Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia das Estradas (sim, existe no Brasil e funciona na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais) estima em mais de 2 milhões os animais silvestres de médio e grande porte atropelados por ano nas estradas do País.
**Com informações de Regional 24H e Defesa Agropecuária de SP