Um Projeto de Lei que visa obrigar os ambulantes que vendem comida nas ruas de Ribeirão Preto a oferecer álcool em gel aos clientes foi protocolado na Câmara Municipal da cidade, na tarde da última terça-feira (23). A ideia é do vereador Jorge Parada (PT) e, caso aprovada, também vai atingir os vendedores que atuam em praças e feiras livres.
Segundo a assessoria do parlamentar, o objetivo é fazer com que os consumidores higienizem as mãos antes de comer. Com isso, a transmissão de doenças infectocontagiosas seria amenizada e a população estaria mais protegida.
Por enquanto, o projeto ainda aguarda entrar na pauta da Câmara, para que seja aprovado, ou não, pela maioria dos vereadores. Caso passe, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também precisará concordar com a medida. Depois disso, ela entraria em prática.
Além da obrigação do álcool em gel, a intenção de Parada também é determinar advertência por escrito ao comerciante que não se adequar, obrigando-o à regularização em um prazo de 48 horas. Na reincidência, ocorreria o fechamento do estabelecimento até que se cumpra os preceitos impostos na Lei.
Reportagem: Murilo Badessa.