Falta pouco para ser concluída a ciclovia de Ribeirão que vai atravessar oito bairros e ligar dois importantes parques – o Curupira e o Luís Carlos Raya. Com 7 quilômetros e 200 metros, ela será a maior ciclovia do programa Ribeirão Mobilidade e faz parte da construção do corredor de ônibus Costábile Romano-Presidente Kennedy. A obra encontra-se, no momento, na avenida Maurílio Biagi, na altura da rua Prof. João Alves Costa, faltando poucos metros para chegar a seu ponto final, na avenida Costábile Romano.
Dos 7,2 km, mais de 5 km já foram construídos. Começando na praça Winston Churchill, na Lagoinha, a ciclovia vai percorrer as avenidas Presidente Kennedy e Maurílio Biagi inteiras, terminando na Costábile Romano.
Agora, faltam apenas alguns trechos na avenida Presidente Kennedy, onde a ciclovia será construída sobre o canteiro central, que teve galerias de águas pluviais instaladas em toda a sua extensão. Com esta etapa praticamente concluída, este trecho começará a ser feito em breve.
Ciclovias: 50 km criados e 161 km projetados
Com as ciclovias criadas pelo Programa Ribeirão Mobilidade, a cidade passou a contar com 50 km de ciclovias espalhadas por diferentes regiões. Além de 31 km construídos juntamente com os corredores de ônibus do Programa Ribeirão Mobilidade, a cidade já contava com 19 km.
“A medida, no entanto, é apenas um pontapé inicial para a criação efetiva de um novo modal em Ribeirão Preto. Um modal econômico, saudável e ecológico. E extremamente viável num município com grande área plana e clima quente, como o nosso”, lembrou o prefeito Duarte Nogueira, referindo-se ao recente processo licitatório aberto para contratação de empresa especializada na criação de um Plano Cicloviário Municipal, cuja meta será projetar outros 161 km de pistas exclusivas para bicicletas.
De leste a oeste, de norte a sul
O corredor Costábile-Kennedy faz parte do eixo Leste-Oeste, que será formado por três corredores de ônibus e vai ligar a cidade do Planalto Verde à Lagoinha. Os outros corredores do eixo Leste-Oeste são o Castelo Branco-Treze de Maio (em obras) e o D. Pedro I (pronto).
No total, o Programa Ribeirão Mobilidade contará com 11 corredores de ônibus, sendo que seis deles já estão prontos e os cinco restantes estão em construção. Cada corredor encontra-se com pelo menos um dos outros, formando assim uma rede contínua de 56 km de vias exclusivas para ônibus e interligadas entre si, unindo a cidade de ponta a ponta.
Quando todas as obras estiverem prontas, no ano que vem, as viagens passarão a ser monitoradas pela RP Mobi, por meio de semáforos inteligentes. Com isso, as viagens de ônibus ficarão mais rápidas e seguras. E, com a nova frota de ônibus que já começou a substituir os veículos antigos, as viagens também ficarão mais confortáveis.