A Delegacia de Polícia Federal em Ribeirão Preto deflagrou, nesta saexta-feira (29), a operação BORDERLESS, com a finalidade de investigar Associação Criminosa relacionada ao crime de Imigração Ilegal para o Estados Unidos.
A investigação acontece após um casal de Ribeirão Preto contratar os serviços de um “coyote”, com a finalidade de fazer a travessia e ingresso irregular no Estados Unidos através do México.
No momento da travessia, ocorrida no dia 12/03/2021, por via marítima entre Tijuana-ME com destino a San Diego na Califórnia, no entanto, o barco naufragou e os corpos não foram encontrados até o momento.
A investigação permitiu identificar o “coyote” brasileiro contratado para operacionalizar a travessia, bem como outros investigados que atuam como interpostas pessoas para depositar recursos da Associação Criminosa em suas contas bancárias e promover a lavagem de dinheiro no Brasil.
No total, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Pará.
As condutas criminosas de Associação Criminosa e Promover Migração Ilegal estão previstas, respectivamente, nos arts. 288 e 232-A, do Código Penal, cujas penas mínimas e máximas, se somadas, atingem 03 a 08 anos.