Região de Ribeirão Preto ganha outlet de R$ 400 mi e 100 lojas

O Santa Maria Outlet foi construído às margens da rodovia Anhanguera, uma das principais do país, entre Ribeirão e Cravinhos, e será aberto na quarta-feira (20) com 58 lojas

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Foto: Divulgação

Após um investimento de R$ 400 milhões e com foco em sua abertura na Black Friday e nas festas de final de ano, será inaugurado na próxima semana o primeiro outlet da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), o segundo do gênero a abrir neste ano no Brasil.

Anunciado em abril do ano passado, o Santa Maria Outlet foi construído às margens da rodovia Anhanguera, uma das principais do país, entre Ribeirão e Cravinhos, e será aberto na quarta-feira (20) com 58 lojas, número que deverá se aproximar de 100 nos primeiros meses do próximo ano.

Outlets são empreendimentos baseados no modelo americano de centros de compras que oferecem produtos com descontos que podem chegar a 80%. Normalmente são mercadorias de coleções anteriores, mas há casos em que lojas ofertam produtos com pequenos defeitos de fabricação.

Além do fluxo diário de cerca de 100 mil veículos que trafegam na porta do centro de compras, o objetivo é atrair uma população regional que chega a 4 milhões de habitantes na macrorregião, que já buscam Ribeirão Preto para suas compras.

A cidade tem nos setores de comércio e serviços seus principais pilares econômicos e só sua região metropolitana, composta por 34 municípios, abriga 1,7 milhão de pessoas.

O projeto, desenvolvido pelo Grupo Pereira Alvim, ocupa 120 mil metros quadrados, dos quais 37 mil de área construída e 20 mil de área locável, que comportam 106 lojas -90% delas já comercializadas. A estimativa é que o local movimente cerca de R$ 280 milhões anuais em vendas.

“Inaugurar em novembro é porque a gente pega a principal época do ano, Black Friday e Natal. Temos três grandes movimentos de consumo, que é a inauguração, dez dias depois a Black Friday e logo já começa o Natal. A nossa estratégia foi instituir essa data por conta do investimento que o lojista faz”, disse Julio Di Madeo, diretor comercial e de marketing do outlet.

A previsão inicial era lançar o negócio antes da pandemia de Covid-19, mas o impacto na economia fez com que o projeto fosse adiado. Serão gerados cerca de mil empregos no empreendimento, principalmente de atendentes, vendedores, estoquistas, gerentes de lojas e na área de alimentação.

Entre as lojas que se instalarão no outlet estão Adidas, Guess, Under Armour, Levi’s, Reebok, Lacoste, Mizuno e Aéropostale. A Nike, que terá a maior área (1.100 metros quadrados), deve ser aberta em janeiro, enquanto o Bar Brahma será inaugurado em fevereiro.

“Nós somos um shopping de compras. Nós vamos ter tudo o que os outros equipamentos oferecem, mas o nosso foco é em compra e nós vamos ter muito preço”, disse o diretor.

O outlet é o segundo inaugurado no ano no país, segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). O primeiro, em abril, foi o Outlet Premium Imigrantes, em São Bernardo do Campo, com 17,8 mil metros quadrados de área bruta locável.

Desde 2020, de acordo com a associação, foram inaugurados cinco outlets em três estados -São Paulo, Paraná e Pernambuco.

Em 2022, o City Center Outlet Premium abriu as portas em Campo Largo (PR), com 32 mil metros quadrados de área locável. No ano anterior, foi inaugurado em Moreno (PE) o Recife Outlet (11 mil metros quadrados).

Outros dois centros de compras do gênero foram abertos em 2020, em Guarulhos (Smart Outlets, 20 mil metros quadrados) e Itaquaquecetuba (Outlet Premium Grande SP, 16,6 mil metros de área).

O Santa Maria, localizado no km 299 da Anhanguera, funcionará diariamente das 9h às 21h (lojas) e das 11h às 22h (praça de alimentação).

MARCELO TOLEDO / Folhapress

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