Um medicamento usado para o tratamento da aids, será totalmente fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, a partir de agosto.
A produção do antirretroviral Duplivir foi viabilizada por meio de um acordo de transferência de tecnologia de um laboratório privado para o Instituto de Fármacos da Fiocruz, através de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo. A medida representou uma economia de R$258 milhões aos cofres públicos.
Este mês, o laboratório de Farmanguinhos concluiu a produção dos primeiros lotes de teste do medicamento. Para a produção completa, falta apenas a autorização da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico do Farmanguinhos, Alessandra Esteves, explica que o processo de autonomia na produção desse medicamento começou há cinco anos e agora está na etapa final.
O antirretroviral que será produzido pela Fiocruz reúne em um único comprimido dois princípios ativos de combate à doença, o que proporciona um pouco mais de conforto aos pacientes, segundo a coordenadora.
Fonte: Agência Brasil