RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Restauração do Lar Santana teve projeto apresentado

Na sequência, serão dadas as entradas nas aprovações nos órgãos competentes

Lar Santana | Foto: Arquivo TH+ Portal

O prédio onde foi o antigo “Lar Santana”, situado na famosa rua Conselheiro Dantas, na Vila Tibério, será revitalizado. A empresa TS2 Arquitetura e Construções apresentou, na prefeitura municipal, o projeto de restauro do local, que será ocupado pela Secretaria Municipal da Educação, após a reforma.

Com a finalização dos projetos executivos, serão dadas as entradas nas aprovações nos órgãos competentes para depois seguir com a abertura da licitação para execução da obra.

A empresa, que venceu a licitação para execução dos projetos, no valor de R$ 282.905,13, já entregou o levantamento histórico da arquitetura da edificação, oanteprojeto, estudo preliminar e projetos executivos.

“O restauro do prédio onde foi o Lar Santana, resgata a memória da nossa história, junto a toda comunidade da cidade e da Vila Tibério”, pontua o prefeito Duarte Nogueira.

Histórico

O Lar Santana foi fundado em 1931 pela Ordem das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição e funcionou durante 82 anos como escola. Dentro desse período, o imóvel também teve a função de orfanato, quando teve madre Maurina Borges da Silveira como madre superiora do orfanato.

A religiosa foi presa em 1969 acusada por acobertar militantes contrários à ditadura militar. Depois de presa, madre Maurina foi torturada sendo submetida a sessões no pau-de-arara e choques elétricos.

Depois de passar cinco meses na prisão, madre Maurina foi extraditada para o México, em março de 1970, em troca do cônsul japonês Nokuo Okuchi, sequestrado por militantes de esquerda. Ela ficou 15 anos fora do país, voltando em 1985.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS