O prédio onde foi o antigo “Lar Santana”, situado na famosa rua Conselheiro Dantas, na Vila Tibério, será revitalizado. A empresa TS2 Arquitetura e Construções apresentou, na prefeitura municipal, o projeto de restauro do local, que será ocupado pela Secretaria Municipal da Educação, após a reforma.
Com a finalização dos projetos executivos, serão dadas as entradas nas aprovações nos órgãos competentes para depois seguir com a abertura da licitação para execução da obra.
A empresa, que venceu a licitação para execução dos projetos, no valor de R$ 282.905,13, já entregou o levantamento histórico da arquitetura da edificação, oanteprojeto, estudo preliminar e projetos executivos.
“O restauro do prédio onde foi o Lar Santana, resgata a memória da nossa história, junto a toda comunidade da cidade e da Vila Tibério”, pontua o prefeito Duarte Nogueira.
Histórico
O Lar Santana foi fundado em 1931 pela Ordem das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição e funcionou durante 82 anos como escola. Dentro desse período, o imóvel também teve a função de orfanato, quando teve madre Maurina Borges da Silveira como madre superiora do orfanato.
A religiosa foi presa em 1969 acusada por acobertar militantes contrários à ditadura militar. Depois de presa, madre Maurina foi torturada sendo submetida a sessões no pau-de-arara e choques elétricos.
Depois de passar cinco meses na prisão, madre Maurina foi extraditada para o México, em março de 1970, em troca do cônsul japonês Nokuo Okuchi, sequestrado por militantes de esquerda. Ela ficou 15 anos fora do país, voltando em 1985.