Nesta terça-feira (16), ocorreu no Centro Administrativo “Prefeito José de Magalhães” uma reunião com as secretarias de Obras Públicas, Casa Civil, RP Mobi, Sincorvarp (Sindicado do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), comerciantes e representantes da construtora DGB para tratar sobre o novo cronograma das obras do corredor de ônibus no quadrilátero central. A reunião foi solicitada pelo Sincovarp como forma de entender passo a passo o novo cronograma e o andamento da construção do corredor.
O corredor de ônibus no quadrilátero central é uma obra que visa melhorias para o centro da cidade. O cronograma anterior precisou ser ampliado por conta das intercorrências no andamento das obras, principalmente com a substituição das tubulações de água e esgoto, que são antigas, com mais de 50 de anos. “O centro está aberto para atender a população. E para ficar bom para receber as pessoas, é necessário fazer obras. Estamos deixando o centro mais confortável e mais acessível”, disse o secretário de Obras Públicas, Pedro Pegoraro.
A construção do corredor de ônibus no quadrilátero central começou em maio de 2023 e terá 7 km de extensão. A obra faz parte do Programa Ribeirão Mobilidade, lançado em 2017, com a construção de 30 grandes obras viárias no município, para melhorar a fluidez do trânsito e a acessibilidade.
São 11 corredores de ônibus que vão unir a cidade de ponta a ponta por uma malha viária de 56 quilômetros de extensão. Serão dois grandes eixos viários Sul e Leste. Cerca de 3,5 milhões de passageiros de ônibus serão beneficiados mensalmente, além de um milhão de veículos de Ribeirão Preto e região, que circulam na cidade.
Na reunião, ficou acordado o comprometimento do governo municipal de minimizar os transtornos para comerciantes e consumidores, e para garantir o bom funcionamento do comércio no centro da cidade, no período do Dias das Mães, as obras das ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma estarão concluídas e as vias liberadas para o trânsito.
Sobre os corredores de ônibus, estes estão prometidos para setembro.
Pontos esclarecidos na reunião:
Sobre a complexidade dessa substituição de tubulações anunciada como principal motivo para a prorrogação?
Secretaria de Obras e Construtora afirmaram que, diante da situação encontrada, há real necessidade da substituição e que esta requer grande complexidade de execução considerando aspectos técnicos de adequação das tubulações ao projeto e da antiguidade e desgaste da infraestrutura ali encontrada.
Sobre se terá necessidade de fazer alguma substituição em trechos já concluídos e liberados?
Deixaram claro que não haverá retrabalho nos trechos já concluídos e que as substituições serão realizadas nos futuros trechos a serem interditados conforme a necessidade detectada em cada local. Informaram que não há uma metragem definida para as substituições de tubulações, mesmo tendo sido definida uma prorrogação de 120 dias. Foi dito que na Rua Lafaiete, por exemplo, há grande evidência de que existem problemas nas tubulações e que está terá de ser substituída em grande parte.
Sobre uma previsão de término das obras na Rua Visconde de Inhaúma?
A Construtora DGB afirmou que as intervenções na Rua Barão do Amazonas estão concluídas e cravou que o trecho restante da Rua Visconde de Inhaúma estará concluído na próxima semana útil entre 22 e 26/4.
Sobre a divulgação do novo cronograma da obra?
Foi dito que o novo cronograma está sendo refeito pela construtora e que, ao ser entregue à Secretaria de Obras, será divulgado ao Comitê de Acompanhamento e aos demais canais.
IMPORTANTE: Esclareceram que, dentro da prorrogação por 120 dias (4 meses) está uma compensação ao período de 45 dias em que as obras no centro foram paralisadas (em todo o mês de dezembro de 2023 até 15 de janeiro de 2024) considerando o período de vendas de Natal.
Sobre a prática de abrir nova frente de interdição antes mesmo de terminar a atual?
Informaram que essa medida se faz necessária para recuperar atrasos de cronograma, devido aos contratempos que surgiram durante as obras. Se comprometeram, nas futuras intervenções nas ruas Lafaiete e Florêncio de Abreu, a buscar a realização de interdições sequenciais e não simultâneas.
Sobre o caos no trânsito em dias e horários de grande movimentação no centro?
Reafirmaram que é responsabilidade da Construtora sinalizar os trechos interditados. No entanto, o Comitê reforçou solicitação para que, em dias (como sábado, por exemplo) e em horários de pico, a RP Mobi coloque agentes de trânsito nos locais mais problemáticos para organizar o fluxo e diminuir os transtornos. A RP Mobi disse que tem um contingente de apenas 82 agentes de trânsito (em escalas alternadas) para a cidade inteira, no entanto, se comprometeu a atender à solicitação do Comitê, entendendo a gravidade do problema já relatado inclusive por meio de vídeos feitos pelos comerciantes e população.
Sobre os prejuízos aos comerciantes nas datas comemorativas do Calendário Sazonal do Varejo, considerando a prorrogação de 120 dias?
Foi reforçado o Plano de Ação que o Comitê de Acompanhamento elaborou e entregou em mãos ao prefeito Duarte Nogueira, em fevereiro, com 15 medidas para minimizar impactos das obras no Comércio Varejista e facilitar o acesso dos consumidores às lojas. A primeira delas é um cronograma de interrupções das obras nas vésperas das datas sazonais do Comércio, com semanas, dias e horários detalhados. A sugestão foi acolhida pelo Secretário de Obras.
Em relação ao Dia das Mães, por exemplo, data comemorativa mais próxima, o pedido é de que as obras sejam interrompidas pelo menos no sábado (4/5), na sexta (10/5) e no sábado (11/5).
Sobre a necessidade de melhorar a comunicação entre a Prefeitura e os empreendedores?
A Comunicação da Prefeitura se comprometeu a discutir com o Comitê de Acompanhamento melhorias no processo de divulgação das interdições e medidas relativas às obras de forma. O objetivo é antecipar, ao máximo, as divulgações para que os empreendedores tenham mais tempo de adotar alternativas para enfrentar as interdições. De imediato, um canal direto foi reforçado entre o Comitê de Acompanhamento e a Comunicação da Prefeitura. *Assim como sempre fez, o Comitê reforçou sua participação como multiplicador dessas informações por meio de vários canais e junto às bases de representação das entidades.
Resumo de objetivos construídos na reunião:
– Esclarecimentos técnicos sobre os problemas encontrados nas obras e porque prorrogaram o prazo por 120 dias;
– Compromisso com medidas de melhor organização do trânsito em dias e horários de pico, com agentes da RP Mobi nos pontos problemáticos do centro;
– Compromisso com a divulgação, o mais rápido possível, do novo cronograma de obras;
– Melhoria do processo de divulgação das informações relativas às obras com a melhor estruturação de novo canal de interação já existente;
– Acolhimento do cronograma elaborado e sugerido pelo Comitê à Prefeitura, para interrupções das obras nas vésperas de datas comemorativas do Comércio, enquanto estas ocorrerem.
Liderado por SINCOVARP, SINCOMERCIÁRIOS e CDL RP, o Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade reúne 23 entidades de classe e empresariais, e mais de 80 empreendedores e moradores impactados pelas obras.
Além de acompanhar de perto o andamento das obras de mobilidade, com visitas regulares aos canteiros e com uma grande rede se empreendedores observando e registrando tudo que acontece, o Comitê não apenas detecta problemas e levanta pontos de atenção, mas também colabora diretamente na busca por soluções que ajudem a minimizar transtornos e prejuízos.
O Comitê também levanta demandas juntos aos empreendedores de Comércio e Serviços, em todas as regiões em que as obras acontecem, e é o principal interlocutor com o poder público.