Ribeirão Preto será atingida nos próximos dias por uma forte onda de calor, classificada pela Defesa Civil do estado como “alerta laranja”, aumentando os riscos à população que precisará cuidados preventivos, as temperaturas poderão atingir 37°C, podendo ter aumento na sensação térmica.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto estarão com equipe de prontidão para atender possíveis focos de incêndio. O tempo seco, aliado a baixa humidade do ar, combinado a rajadas de ventos, aumenta ainda mais o risco de incêndios em áreas de vegetação urbana e rural.
Umas das orientações é que a população evite realizar atividades físicas externas no período das 11h às 17h, evitando o choque de calor.
No período altas temperaturas, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco e, por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, usar roupas leves, preferir alimentação com frutas e verduras, umidificar ambientes fechados e usar protetor solar. Sempre que possível, também é recomendável utilizar soro fisiológico nas vias aéreas para diminuição do incômodo respiratório.
O coordenador da Defesa Civil, Tiago Caldeira fez um alerta e orientou a população. “É importante seguir orientações e recomendações, evitar atividade físicas ao ar livre no período das 11h às 17h, pois tem uma baixa umidade relativa do ar, ter boa hidratação, tomar cuidado com idosos e crianças, e conscientizar a população quanto ao descarte irregular de lixo, bitucas de cigarro, queima irregular de resíduos, o que é proibido e pode causar incêndios”.
Contatos:
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Assistência Social: 161 / 0800-77 30 161 / WhatsApp: (16) 3610-0687