O mercado de trabalho em Ribeirão Preto continua aquecido, de acordo com dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quarta-feira, 30 de agosto, e compilados pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento. Em julho, o saldo foi de 1.195 contratações, que correspondem a 0,51% de aumento em relação às 362 vagas promovidas em junho.
Ao todo, Ribeirão Preto soma 235.544 pessoas empregadas e os números demonstram que a cidade gerou mais empregos do que a média registrada no país, que foi de 0,33%, e no Estado de São Paulo, de 0,32%. Considerando municípios com mais de 500 mil habitantes no Estado o levantamento apresenta Ribeirão Preto na quarta colocação na geração de empregos.
Em relação aos setores que mais empregaram, com exceção à agropecuária, todos apontaram crescimento, sendo a construção civil o setor que mais cresceu, com 1,59% e saldo de 203 vagas abertas no período estudado, seguido da indústria, com crescimento de 0,88% e 218 empregos. Já os setores de comércio, com 416 vagas e o de serviços, com 405 vagas, foram os que mais contrataram em julho.
O levantamento também revela que a contratação de homens foi superior à de mulheres, sendo 711 vagas abertas para o sexo masculino contra 484 para o feminino.
Sobre a faixa etária, permanece a preferência significativa do mercado por jovens: pessoas com até 24 anos correspondem a 90,4% do total de contratados.