Em ato simbólico realizado na Unidade Básica de Saúde Dr. Helio Lourenço, no bairro Santa Cruz, para incentivar a vacinação contra Covid-19 em crianças, Ribeirão Preto deu início, na manhã desta terça-feira (18), à primeira etapa da vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos com comorbidades ou com deficiências permanentes.
As duas primeiras imunizadas foram as gêmeas Manuela e Beatriz Botosso, de 8 anos, portadoras de diabetes tipo 1 e asma, e receberam a primeira dose da vacina na cidade.
A mãe das garotas, Luana Botosso Salomão classificou a vacinação das filhas como alívio. “Estávamos muito ansiosas, esperamos tanto por esse momento, ainda mais por elas terem doenças pré-existentes, que merecem muita atenção. Vivemos estes dois anos de pandemia com muita preocupação e muito cuidado. Um dia de muita emoção”, disse.
“Não senti dor nenhuma e estou feliz por termos tomado a vacina, eu e minha irmã”, explicou a pequena Beatriz, ao afirmar que mal conseguiu dormir à noite de ansiedade.
Alegria
Já Manuela disse que estava com um pouco de medo, mas imediatamente superado pela alegria. “É muito chato não ir para escola, agora estou mais tranquila”, falou.
O secretário municipal da Saúde, José Carlos Moura ressaltou a importância da vacinação das crianças. “Este ato é uma forma de incentivar os pais e responsáveis a vacinarem seus filhos, com segurança e responsabilidade, procurem o agendamento e os postos de vacinação na medida em que as campanhas forem abertas”, orientou o titular da pasta da saúde.