Ribeirão Jazz Festival + Sonamos Latino América 2024

A edição de 2024 não só se destaca pelos talentos locais e regionais, mas também pela diversidade de gêneros musicais nacionais e internacionais

Foto: Divulgação

Em 2024, o Ribeirão Jazz Festival está pronto para encantar novamente o seu público. Após o enorme sucesso de 2023 atraindo cerca de 5 mil pessoas no estacionamento entre os complexos teatros de Arena e Municipal, nesta atual edição tem a presença confirmada de artistas de peso e renome no cenário musical nacional como o pianista Paulo Maia e a compositora Simone Guimarães.

Mais uma vez neste ano, o festival se consolida como um dos principais eventos musicais não só da cidade de Ribeirão Preto como também de sua extensa região metropolitana. Idealizado pelo músico e produtor Jorge Nascimento, o festival teve seu início em 2017 tendo como principal objetivo, reunir músicos não só da cidade Ribeirão Preto como também, de seu entorno metropolitano para experiências únicas de música ao ar livre. Segundo o responsável pelo o projeto o músico compositor e produtor Jorge Nascimento “mais uma vez, Ribeirão terá a oportunidade de apreciar o que há de melhor da música contemporânea seja ela instrumental e/ou canções autorais certificando o festival como um dos principais festivais de música do interior do estado de São Paulo”, explica o músico.

O Festival, já estabelecido como um dos principais eventos musicais da região, acontecerá com uma programação expandida em três dias distintos. No dia 14 de junho, sexta-feira, abrindo a programação do festival, o músico Cleber Fogaça de Araraquara traz a Ribeirão o seu show autoral “Convergência” às 19h50 e, na sequência, às 20h35, o também pianista araraquarense Paulo Maia, apresentará o seu show “Raízes Brasileiras”.

Já no dia 16 de junho (domingo), sete apresentações dos mais variados gêneros, desfilaram pelo o palco do festival em uma apresentação de sete horas de música ininterruptas.

E para encerrar com chave de ouro, o dia 21 de junho será marcado pela apresentação especial do “Afinidades Trio”, composto por Jorge Nascimento, Tiago Santos e Marco Papa no novo espaço Cine Clube Cauim a partir das 20 horas localizado na Rua Olavo Bilac, 135 no Bairro Vila Seixas.

Esta edição de 2024, não só se destacará pelos os seus talentos locais e regionais, mas também, ofereça uma diversidade de gêneros musicais nacionais e internacionais, permitindo atrair um público dos variados gostos musicais. Todos os eventos serão gratuitos com exceção do dia 21/6 que será cobrado um valor de R$ 20,00 o couvert individual.

Os visitantes poderão desfrutar de apresentações de grupos instrumentais e canções autorais que exploram diversos gêneros musicais, tudo isso em um ambiente acolhedor que também contará com uma variedade de opções gastronômicas em sua praça de alimentação, com food trucks de bebidas e comidas típicas.

Confira a programação completa do Ribeirão Jazz Festival 2024:

Sexta 14/06 – Sexta

 

19h50h – Show  Cleber Fogaça e Banda (Araraquara): Espetáculo “Convergência” –

Da necessidade de convergir todos os sons imaginários ao longo de sua extensa e bem sucedida carreira musical, Cleber traz a Ribeirão o seu primeiro trabalho instrumental autoral. A banda formada por Cleber Fogaça (baixo acústico e elétrico) César Roversi (saxofones) Fernando Corrêa (guitarra) e Cleber Almeida (bateria), prometem desfilar ao público presente, um caldeirão de ritmos e melodias potecialmente cativantes.

20h35 – Show: Paulo Maia e Banda (Araraquara): com o espetáculo “Raízes Brasileiras”. Formado por Paulo Maia (piano), Rodrigo Digão Braz (bateria), Adriano Martins (contrabaixo) e Matheus Maia (saxofone) , o grupo pretende não só surpreender os espectadores através das composições autorais do pianista em uma mistura de gêneros genuinamente brasileiros como também, propor uma noite de jazz brasileiro em sua forma tão puramente essencial.

Local: Estacionamento dos teatros Arena e Municipal 

Serviço: Gratuito

 

Dia 16/06 – Domingo

15 horas – Ossimar Batista (Piquete – Ribeirão Preto) Muito conhecido por não só ser fã como também um exímio intérprete de João Bosco na cidade de Ribeirão Preto, trará junto a sua voz ímpar e marcante, músicas de seu atual trabalho autoral intitulado “Que Fim me Levei”.

16h00: Quarteto Brasileiro de Saxofones (Ribeirão Preto) – Tendo como integrantes: Rafael Leme (sax alto, soprano e arranjos), Jorge Nascimento (sax tenor), Paulo Soniesk (sax alto) e Lucas Lima (sax tenor e barítono), o grupo apresentará releituras de compositores brasileiros com destaque para K-Ximbinho sobre arranjos instrumentais cuidadosamente elaborados pelo o saxofonista, compositor e arranjador Rafael Leme

17h00: Simone Guimaraes – Santa Rosa de Viterbo (canções autorais) – Sob a alcunha de “minhas meninas” termo reverenciado por Milton Nascimento, a cantora (já muito consagrada nos esteios da moderna mpb), traz em seu repertório autoral, composições não só responsavelmente construídas como também, muitas delas em parceria com renomados artistas com destaque para Paulo Jobim e Maurício Maestro (Boca Livre).

18h00: Tijolada Brass – Ribeirão Preto-SP – De formação contemporânea, habilidade e entrosamento, o grupo apresentará um repertório das mais variadas vertentes musicais indo do MPB ao Pop perpassando hits que até hoje movem os amantes da boa música instrumental brasileira.

19h00: Duo Sebastian Vera – (Colombia) – Diretamente da cidade de La Luna (Colombia) e de formação não muito usual nas interpretações de músicas Latino-americanas, o duo formado por Sebastian Vera (Bandolim) e Luis Gabriel Tenjo (Violão), vem se destacando pelos os palcos nacionais e internacionais com destaque para a primeira vinda ao Brasil participar do Ribeirão Jazz Festival + Sonhamos LatinoAmérica 2024.

20h00: Barranco Trio (Monte Alto) – Muito conhecido pelos os palcos do Ribeirão Jazz Festival desde as suas primeiras edições e, formado por André Pastre (guitarra), Silas Henrique (bateria) e Edimar Rodrigues (baixo), o trio não só é muito conhecido pela energia vibrante de suas interpretações como também pela beleza singular de suas composições autorais.

21h00: Banda Mississipi Devils – Serrana (Blues) – Formada por Big Lips Malone (voz e violão), Old Smoking Brown (voz, resonator, violão, cigarbox, kazoo e ukulele), Henry Blues Boy (gaitas), Beer Junkie Pete (voz, washboard, bumbo, colheres e correntes) e Daddy Bacon (voz, baixo, percussão e ukulele), e encerrando a versão 2024 do Festival, os Mississipi´s de formação instrumental original para o gênero, apresentará clássicos do Blues de Mississipi com o objetivo de eletrizar seus espectadores numa junção de euforia e sinergia peculiar ao grupo.

Local: Estacionamento dos teatros Arena e Municipal 

Serviço: Gratuito

Dia 21/06 – Sexta

20:00 – Show “Afinidades” com Jorge Nascimento, Tiago Santos e Marco Papa (Ribeirão Preto) –  De formação inusitada com saxofones, bandolim e violão de 7 o trio apresentará suas composições autorais fruto da experimentação de suas viagens ao exterior com destaque para Alemanha, Chile, Argentina e Costa Rica.

Local: Cine Clube Cauim – Rua

Serviço: R$ 20,00 couvert individual

Foto: Divulgação