O jovem ribeirão-pretano Yezo Cunha, de 17 anos, conquistou uma vaga para a final do CrossFit Games, a “Copa do Mundo” da modalidade esportiva que mais cresce nos últimos anos. Em 2022, ele estava na categoria Teens Boys (14/15 anos), hoje integra a Teens (16/17 anos).
Atleta do CrossFit Celeiro, ele ficou em 16° lugar entre 1.600 participantes de todo planeta, passando por três etapas classificatórias. As finais serão de 8 a 11 de agosto, em Fort Worth, no Texas (EUA).
Com duas finais do Wodapalooza (incluindo um terceiro lugar em 2023), disputado nos EUA, e uma do TCB (principal torneio da modalidade no Brasil) no currículo, Yezo se considera mais maduro e mentalmente preparado.
“O que mais mudou em mim desde 2022 foi a cabeça, pois ano passado infelizmente não consegui a classificação e passei o ano todo levando isso comigo. Agora, com a cabeça muito mais centrada, consegui deixar tudo que eu tinha nas provas classificatórias, mostrando que toda minha dedicação e meus treinos não foram e nunca serão em vão”, disse o atleta.
Reginaldo Secundo da Silva, que acompanha Yezo de perto, celebra a conquista por ter participado de todo processo de aprendizado e desenvolvimento do atleta, mas também por ser uma categoria muito próxima da Elite, que reúne todos os adultos que praticam a modalidade.
“Ele terá adversários muito fortes. A categoria Teens tem muita gente que já treina há bastante tempo, com performances e habilidades muitas vezes iguais às dos adultos”, explica o coach.
Mas independente do resultado que será conquistado nos EUA, Reginaldo já está feliz pelo que isso representa para a vida de Yezo. “É uma satisfação como atleta. É excelente para a carreira dele. Quer seja como atleta, ou mesmo um educador físico, isso tem um peso enorme no currículo dele, para treinar atletas, dar palestras”, afirma.
**Texto por Igor Ramos