A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a ampliação da faixa etária da vacinação contra o HPV. Agora, adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados podem receber a vacina gratuitamente, seguindo a mais recente diretriz do Ministério da Saúde.
A vacina, previamente oferecida apenas a jovens de 9 a 14 anos, passa a atender também os mais velhos em todas as 47 salas de vacina do município. Não é necessário agendamento: basta levar documento de identidade e, se disponível, a carteira de vacinação.
Atualmente, a cobertura entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos é de 73,56% para meninas e 61,06% para meninos, números que a administração pretende aumentar com essa nova estratégia.
A ampliação segue a orientação do Ministério da Saúde, que autoriza temporariamente (até dezembro de 2025) a inclusão dos adolescentes de 15 a 19 anos no Programa Nacional de Imunizações Serviços e Informações do Brasil. O objetivo é reforçar a prevenção contra infecções pelo papilomavírus humano, que podem levar a diferentes tipos de câncer — como de colo do útero, pênis, orofaringe e ânus.



