A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, por meio de sua equipe técnica, apresenta a atualização do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino. A versão atualizada incorpora os processos curriculares já realizados nas unidades escolares.
O documento, em sua segunda edição, inclui as alterações nos processos curriculares de 2019 a 2024, mantendo a integração aos currículos praticados entre os entes federados e com as ações adotadas em prol de uma educação mais inclusiva e plural a fim de melhorar a qualidade do ensino ofertado nas unidades escolares municipais.
Nesta edição, destacam-se a atualização das seguintes propostas curriculares:
- Reformulação dos processos curriculares da educação infantil;
- Sistematização dos processos curriculares do ensino fundamental – no ensino regular e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Programas e projetos em regime de colaboração com o Governo Federal, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Brasil, 2023);
- Incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como ferramentas adicionais às práticas didáticas;
- Ações pedagógicas referentes à Educação Étnico-Racial, Educação Ambiental e Educação Especial – em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – e legislação vigente.
A atualização do Referencial está ancorada nas normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dialoga com o Currículo Paulista. O documento sistematiza a necessidade de aprendizagem dos estudantes e continua a nortear a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas da rede e os planos de trabalho dos professores.
Homologado em 2019, o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino foi construído em regime de colaboração com a sociedade a fim de promover um trabalho que permita espaços de diálogo e de apontamentos críticos, reflexivos e propositivos e representa um avanço na promoção da educação pública de qualidade em Ribeirão Preto. Atualmente, mais de 3 mil professores e 50 mil alunos que compõem a rede municipal são orientados pelo documento.