Ribeirão Preto discute plano de ação para combate ao Aedes Aegypti

Dia 15 de março a Prefeitura promove o dia “D”

0

Uma grande ação está marcada para acontecer no dia 15 de março envolvendo secretarias, autarquias, fundações e demais órgãos da Prefeitura de Ribeirão Preto. Os números apresentados durante a reunião pelo secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, revelam um crescimento significativo de casos confirmados de dengue na cidade. Em 2018, a somatória dos meses de janeiro e fevereiro de casos confirmados para a doença era de 82, enquanto no mesmo período de 2019 o número subiu para 388 confirmações, ou seja, um aumento de 373%.  Só no Estado de São Paulo, entre o início de 2019 e o dia 15 de fevereiro, o número de casos confirmados saltou de 1,9 mil para 13,4 mil, alta de 605% se comparado ao mesmo período de 2018. “É preciso redobrar a atenção para que Ribeirão mantenha o número abaixo do limite superior estabelecido pelo Ministério da Saúde”, explicou Scarpelini.

O prefeito Duarte Nogueira pensando no dia D, determinou algumas ações integradas contra o aedes aegypti.  Entre elas, estão o mutirão de Limpeza, priorizando a região Oeste, já que se trata de uma área com alto índice de casos confirmados.

A Secretaria de infraestrutura, vai promover limpeza de bocas de lobo, junto com o DAERP, irão emprestar caminhões e mobilizar os funcionários para atuar no dia “D”, também serão responsáveis em fiscalizar possíveis focos do mosquito em poças de água parada em locais que existam obras municipais; a Secretaria da Fazenda caberá realizar a fiscalização de terrenos; a secretaria de educação promoverá ações em todas as escolas, com vistorias nos prédios, eliminação dos inservíveis que são criadouros, atividades educativas com os alunos, reuniões e propostas para as associações de pais e mestres; a Secretaria de esportes participará com os times de arrastões e panfletagem no centro da cidade, no dia 15 de março; a Secretaria da Cultura prestará orientação às famílias de crianças e adolescentes que frequentam os cursos livres no Centro Cultural Palace.

Para o prefeito, “A limpeza pública é fundamental, agora vamos intensificar as ações em áreas mais propícias”, completou Nogueira. No dia 11 de março, às 17h, será realizada uma próxima reunião para tratar do tema juntamente com a Associação Comercial de Ribeirão Preto (ACIRP), proprietários de imobiliárias, religiosos e outras lideranças para reforçar as ações de combate ao mosquito.

Jairnei Caparelli