Um ranking do instituto Imazon, realizado em parceria com outras organizações da sociedade civil, elegeu as cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida.
Com uma pontuação de 69,57 pontos, Ribeirão Preto alcançou a décima quinta colocação entre as cidades com melhor qualidade de vida no Brasil. A classificação abrange os municípios acima de 500 mil habitantes, excluindo as capitais.
Para calcular o índice de progresso social, o IPS, que mede e classifica a qualidade de vida nos 5.570 municípios brasileiros, o levantamento cruzou uma série de dados e indicadores sociais, que incluem acesso à comida, saúde, moradia, segurança, educação, entre outros, em um total de 57.
Pelo segundo ano consecutivo, o pequeno município de Gavião Peixoto, próximo à Araraquara, recebeu a melhor classificação do brasil com a nota de 73,26 em uma escala que vai de 0 a 100.
Os municípios de Peritoró, no Maranhão, e Santa Maria das Barreiras, no Pará, ambas com 45,18 pontos, ficaram nas últimas colocações entre os 5.570 municípios do país.
O relatório divulgado na última quarta-feira (28) mostra que apesar de avanços graduais, os desafios para garantir qualidade de vida à população brasileira permanecem grandes e desiguais no país.
**Por Valmir Bononi



