RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ribeirão Preto inicia capacitação de profissionais das UPAs para atendimento às mulheres vítimas de violência

Capacitação busca atendimento mais humanizado e integração entre saúde e segurança

Maioria dos casos ocorreram na zona Norte | Foto: Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde e a Guarda Civil Metropolitana, iniciaram um ciclo de capacitação a profissionais das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência.

A primeira atividade aconteceu na UPA Leste, na Avenida Treze de Maio. A proposta é ampliar a preparação das equipes para lidar com casos de violência interpessoal e autoprovocada.

“Nós abordamos todos os passos do atendimento, desde a avaliação global, a anamnese e até os encaminhamentos adequados à vítima. A mulher precisa ser atendida de forma humanizada, com empatia e respeito”, afirma Daniela Borges Bittar, enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Segundo a pasta, a iniciativa busca quebrar o ciclo da violência e da chamada “revitimização”, quando a mulher sofre novos constrangimentos no próprio ambiente de saúde. Para isso, todos os profissionais envolvidos no atendimento, da recepção a médicos, enfermeiros e assistentes sociais, deverão passar pelo treinamento.

O trabalho reforça a articulação entre a saúde e segurança no município. Ao longo de setembro, as outras três UPAs receberão a capacitação, nos dias 17 (UPA Oeste), 24 (UPA Norte) e 25 (UPA Sul).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS