A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS), participará, entre os dias 26 e 30 de novembro, da “Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti” que transmite a dengue, Zika Vírus, Chikungunya e febre amarela.
A ação que será difundida em todo o país consistirá em ações de conscientização que motivem a população a eliminar água parada, criadouro onde o mosquito se desenvolve, mobilizando a família em casa e amigos no trabalho, nas áreas internas e externas dos imóveis.
Nesse período, serão desenvolvidas diversas ações para eliminação dos criadouros e orientações às pessoas sobre atitudes simples, mas eficazes, para contribuição no combate à proliferação do Aedes aegypti.
Algumas delas são tratar ralos, grelhas e passagens de água com detergente, cloro, água sanitária ou sal, eliminar pratos e pingadeiras de vasos, vedar ralos com trama de tela fina ou tampa, limpar calhas e vedar as caixas d’água e eliminar objetos que possam acumular água.
A campanha será divulgada em grupos de WhatsApp, redes sociais e com o apoio dos veículos de imprensa como televisão, rádios e jornais.