O ato “Semana de Arte contra a Barbárie” acontece nesta terça-feira (11), às 13h, em frente ao Theatro Pedro II, no centro de Ribeirão Preto. A manifestação artística que aposta na diversidade de linguagens e gêneros em todas as suas expressões, num movimento pulsante, crítico e desafiador, para fazer refletir sobre a importância da arte na vida de todos.
Durante o ato, é esperado que compareçam nomes da música, do teatro, do cinema, do circo, da dança, literatura, assim como apoiadores da arte e cultura que atuam na cidade e na região.
Todos comprometidos com a proposta embasada no artigo 5º da Constituição Federal, que estabelece, em 78 incisos, os direitos fundamentais – como a igualdade de gênero, a liberdade de manifestação do pensamento e de locomoção –, para assegurar uma vida digna, livre e igualitária a todos os cidadãos de nosso país.
A Semana também acontecerá simultaneamente nas cidades de São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Mairiporã, São José dos Campos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Jacareí, Matão, Americana, Sorocaba, Capivari, Suzano, Franco da Rocha e Francisco Morato. Será lido o manifesto da Arte Contra a Barbárie seguida de ações e apresentações artísticas e culturais que envolverão a região central.
Cidades de outros estados também marcam participação no ato, como Belo Horizonte, em Minas Gerais e, em Crato, no Ceará, aderiram à ideia e estão organizando ações com o mote da Semana: arte livre para todos.
O movimento
A semana resgata o Movimento Arte Contra a Barbárie, lançado em 1999, como manifesto e mobilização inicial de sete companhias teatrais contra a mercantilização da cultura e em prol da construção de uma política cultural pública e democrática.
Organizado pelo Artigo Quinto, movimento criado em julho de 2019, para atuar na mobilização, debate e defesa da liberdade de expressão, o evento, que coincide com os dias da Semana de 22, pretende contagiar as ruas com o valor da arte em todas as suas expressões, e chamar a atenção para a importância da liberdade não apenas para quem cria, mas também para o público, que deve ter preservado o direito de escolher o que quer ver, ler e ouvir.
Artistas e grupos de Produção, Programação, Comunicação, Manifesto, Finanças e Coordenação de Cidades, num total aproximado de 60 profissionais, estão trabalhando voluntariamente, sem cachês, para realizar a Semana. Produtores, atores, designers gráficos, fotógrafos, assessores de imprensa, cantores, educadores, dramaturgos, roteiristas, diretores teatrais, bailarinos, artistas circenses, coreógrafos, bailarinos, músicos, compositores e cineastas uniram-se ao Movimento Artigo Quinto para lutar pela liberdade de expressão, pela democracia e contra o desmonte da Cultura.
O ato tem apoio do Memorial da Classe operária e Cerâmica São Luiz – Vivacidade.
Serviço
Semana de Arte contra a Barbárie
Quando: terça-feira (11), às 13h
Onde: Praça XV – Centro de Ribeirão Preto