RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ribeirão recebe certificação por eliminação do HIV em recém-nascidos

Foto: Divulgação

Ribeirão Preto foi certificada Pelo Ministério da Saúde por ter alcançado a eliminação da transmissão vertical do vírus HIV, em consonância com os critérios da OMS – Organização Mundial da Saúde e da Opas – Organização Pan-Americana de Saúde. O reconhecimento aconteceu em dezembro de 2023, após a cidade ter cumprido todas as metas estipuladas para a certificação.

O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas da União, em Brasília, com a presença da Ministra da Saúde, Nisia Trindade, autoridades da OPAS, OMS, prefeitos e secretários da saúde de diversos municípios do país.

A Transmissão Vertical (TV) ocorre quando a doença passa da mãe para o filho no útero ou durante o parto. Quando seguidos as orientações e tratamentos recomendados durante o pré-natal, parto e pós-parto, mães que vivem com o HIV têm 99% de chance de não passar o vírus ao filho.

“Após anos de luta e dedicação no acompanhamento das mulheres grávidas portadoras do HIV em Ribeirão Preto, chegamos a tão sonhada eliminação da transmissão vertical e desde 2017 não temos mais recém nascidos portadores do vírus”, comemora a coordenadora do programa de ISTs, Aids, Tuberculoses e Hepatites Virais da secretaria Municipal da Saúde, Mônica de Arruda Rocha.

A secretária municipal da Saúde, ressalta que o reconhecimento é muito importante para a melhoria da promoção da saúde e controle do HIV, principalmente entre mulheres e crianças.

“Parabenizamos a toda rede de saúde pública, em especial aos profissionais da Atenção Básica, SAEs, Laboratório, Vigilância Epidemiológica e equipe técnica do Programa IST/Aids e maternidades que tornaram possível essa eliminação e que todos os recém-nascidos em Ribeirão Preto tenham plena saúde”, disse Jane Aparecida Cristina.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS