O número de mortes no trânsito dentro da malha viária municipal de Ribeirão Preto diminuiu 30,3% se comparado o acumulado de janeiro a novembro deste ano com o mesmo período do ano passado. O acumulado deste ano registra 39 óbitos, contra 56 registrados no mesmo período do ano anterior. Os dados são do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).
Segundo relatório disponibilizado pelo Infosiga-SP nesta quinta-feira, dia 19, o mês de novembro de 2019 teve uma morte nas vias municipais de Ribeirão Preto, contra cinco mortes no ano anterior no mesmo mês, uma redução de 80%.
Para atingir este resultado, a Prefeitura, por meio da Transerp, tem investido em várias ações de conscientização e de engenharia de tráfego, a fim de alcançar resultados satisfatórios.
Ações
Dentre as ações implementadas pela Transerp, destacam-se o projeto Frente Segura, que visa uma melhor acomodação e dispersão dos condutores de motocicletas junto aos semáforos, e as medidas de educação para o trânsito, como o projeto pioneiro Habilita Seguro, que conscientiza os habilitandos nos Centros de Formação de Condutores (CFC’s).
De janeiro a novembro deste ano, o Siga Consciente, programa de Educação de Trânsito da Transerp, já promoveu mais de 291 atividades de educação e conscientização com blitze em toda a cidade, parques municipais, escolas e empresas, alcançando mais de 35.380 pessoas, incluindo crianças, adolescentes e adultos.
Redução de mortes
Motocicletas:
2019: 23 óbitos
2018: 29 óbitos
Pedestres:
2019: 9 óbitos
2018: 13 óbitos
Automóveis:
2019: 4 óbitos
2018: 8 óbitos
Bicicletas:
2019: 1 óbito
2018: 4 óbitos